Arujá: 12ª Semana Monteiro Lobato leva mais de mil crianças ao universo do Sítio do Picapau Amarelo

169 0

Mais de mil alunos da rede municipal de ensino foram transportados para o universo do Sítio do Picapau Amarelo durante a 12ª Semana Monteiro Lobato, realizada na Biblioteca Alda Martins Soncini por meio de parceria das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação com a Companhia TOA de Teatro.

Criada para aproximar as crianças dos livros, homenagear um dos principais escritores brasileiros e divulgar o trabalho dos atores que atuam nas peças voluntariamente, a Semana reuniu praticamente todos os personagens do Sítio e levou aos estudantes uma mensagem importante sobre a preservação do meio ambiente.

A peça elaborada pela Companhia contou com a presença de alunos do grupo de teatro da Escola Municipal Padre Geraldo Montibeller. Nela, as atitudes ainda que pequenas de cada um dos personagens acabam poluindo o rio do Reino das Águas Claras, afetando diretamente a todos. Sujeira e problemas estomacais são algumas das consequências.

“A ideia de chamar a atenção para a preservação das águas veio depois de um evento realizado com alunos do Montibeller na nascente de um rio em que a mata ciliar estava praticamente toda destruída”, afirma Deusni Ana de Carvalho, intérprete de Dona Benta.

Passada de forma bem humorada, a mensagem surtiu efeito para o pequeno Gabriel da Silva, de seis anos. “Não pode sujar o rio senão a água vai ficar suja quando a gente for beber”, disse logo após a peça.

Promovida entre estas segunda e quarta-feiras, a Semana teve apresentações nos períodos da manhã e da tarde. Para a bibliotecária Dalva Sabino, levar gente para dentro da Biblioteca é um dos principais objetivos da iniciativa. “Com eventos como este as crianças ficam sabendo que a cidade tem um lugar onde podem vir, conhecer muitas histórias e se divertir”, disse.

O secretário de Cultura e Turismo, Hassin Ali Hammound, o Hassune, agradeceu o empenho da companhia de teatro pelo serviço voluntário de excelência e ressaltou a importância destas atividades para cidade, ressaltando também a parceria com a Secretaria de Educação.

As peças foram interpretadas por Deusni Ana de Carvalho, Dona Benta; Helder Martinez, Visconde de Sabugosa; Keila Carvalho, Morgana; Daniel Peralta, Coronel Teodorico; Livia de Grossi, Cuca; Amanda Gonçalves, Emília; Mateus Teixeira, Gabriel Henrique Rodrigues e Guilherme dos Santos, Pedrinho; além de Julia Martins, Sindy da Costa, Evelyn dos Santos e Ketlyn Moura, intérpretes de Narizinho.
Monteiro Lobato

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é sua obra de maior destaque. Foi um dos primeiros autores de literatura infantil do Brasil e toda América Latina. Ele nasceu em Taubaté, no dia 18 de abril.

BIBLIOTECA

A Biblioteca  Alda Martins Soncini fica na Rua São  Paulo, nº 110, no  Jardim Planalto, e  funciona de segunda  a sexta-feira, das  8 às 17 horas. O  telefone, para outras informações, é o  4653 4042.

In this article

Join the Conversation