Assistência Social de Suzano-SP capacita profissionais da rede para potencializar acolhimento a crianças e adolescentes

0
183

Oficina teve à frente a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Suzano, Fernanda Aliperti Coelho Neubern; assistentes sociais, coordenadores sociais, psicólogos, educadores sociais, além das equipes de apoio participaram do curso, que foi ministrado no anfiteatro do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe)

A Prefeitura de Suzano-SP, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ofereceu nesta semana uma capacitação para as equipes que atuam no serviço de acolhimento institucional a crianças e adolescentes. Assistentes sociais, coordenadores sociais, psicólogos, educadores sociais, além das equipes de apoio participaram do curso, que foi ministrado no anfiteatro do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), localizado na rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro. O objetivo da iniciativa é qualificar e potencializar ainda mais o atendimento técnico realizado na cidade.

A oficina teve à frente a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Suzano, Fernanda Aliperti Coelho Neubern. Durante a exposição, um grupo de trabalho foi instituído para tratar sobre o tema “Ato Infracional x Indisciplina”, criando situações que se encaixam ao cotidiano de quem lida com o acolhimento social do público infantil e de jovens, ao passo em que se discutiu possíveis soluções para os mais diferentes tipos de ocorrências.

A diretora de Proteção Social da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Renata Pires, acompanhou as tratativas, que ocorreram na terça-feira (27 de junho). Segundo a servidora, ações como a promovida pela municipalidade nesta semana no tocante à reciclagem e à capacitação de profissionais da rede são fundamentais para o reordenamento do atendimento oferecido na cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi:

“Mesmo com as dificuldades financeiras pelas quais a cidade passa, temos a obrigação de qualificar os servidores que atuam na seara Social e de fazer da rede assistencial melhor, mais ágil e humanizada. Afinal, é preciso garantir um trabalho qualitativo e que esteja alinhado com as normas impostas pela legislação vigente. Tenho certeza que, com mais este treinamento, teremos equipes muito mais preparadas para agirem em qualquer situação de abordagem e de atendimento a crianças e adolescentes”, argumenta Renata.

Organizadas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), as capacitações oferecidas pela Prefeitura de Suzano aos profissionais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social proporcionam sensível melhora no atendimento primário, conforme destaca o chefe da pasta, Claudinei Valdemar Galo. O gestor reforça que a proposta do Poder Executivo suzanense é promover encontros desse tipo periodicamente:

“Por meio desses cursos, conseguimos qualificar desde o psicólogo até os agentes de apoio das ações, como é o caso dos motoristas e demais auxiliares que trabalham na rede no acolhimento social. Com a execução desse trabalho periodicamente, vamos conseguir cumprir com as propostas impostas no início deste ano, que preveem aprimoramento técnico constante dos profissionais da rede”, complementa o membro do primeiro escalão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui