CIA teatral Toa receberá diploma de honra ao mérito

0
105

A Companhia Toa de Teatro – Tecendo o Amanhã receberá da Câmara de Arujá o Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene marcada para esta quinta-feira (23/11), às 19h, no Plenário Vereador João Godoy. A homenagem será prestada por iniciativa da vereadora Ana Cristina Poli (PR), a Ana Poli. É dela a autoria do projeto de Decreto Legislativo 09/2017, apresentado na sessão legislativa de 30/10 e aprovado por unanimidade.

Na justificativa, a vereadora salienta a importância do trabalho realizado pela Cia Teatral nas escolas públicas do município com o objetivo de chamar a atenção para os problemas da sociedade, de maneira lúdica e, ao mesmo tempo, oferecer opção de lazer e recreação a crianças e adolescentes.

Criada pela professora Deusni Ana de Carvalho, a Toa apresentou sua primeira peça teatral em 1997. A história chamada Florisbela e o Pescador de Baquirivu foi sucesso de público e crítica sendo reapresentada três vezes na Câmara para atender à demanda de espectadores. Com duração de 60 minutos trata de forma leve e bem-humorada de temas como meio ambiente e alcoolismo, a partir de duas famílias – a primeira pertencente à realeza de Rapadura City e a outra à plebe do Reino Baquirivu.

Ao longo de sua existência, a Cia Toa já apresentou mais de 60 peças, entre as quais, Tortura de um coração ou em boca fechada não entra mosca de Ariano Suassuna e A Bela Aborrecida e o Cabra da Peste, e formou diversos profissionais de artes cênicas que atualmente trabalham como dramaturgos, atores, sonoplastas e roteiristas.

Depois de encerrado o projeto Tecendo o Amanhã em 2009, a Cia assumiu o projeto Sítio do Pica-Pau Amarelo na Biblioteca Municipal.

“A vivência teatral desperta nas pessoas a consciência de grupo e a percepção de que na vida também dependemos uns dos outros. Além disso, melhora a postura, a consciência corporal, a voz e a dicção sendo benéfico para todos”, afirmou Ana Poli na justificativa.

O Decreto Legislativo nº 228/17, que oficializa a concessão do Diploma, foi assinado pelo presidente da Casa, Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, e publicado na edição de 8/11/2017 no jornal Diário de Arujá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui