Coluna: Tratamento de Água por Júlia Araújo

0
248

Você já pensou que nós desperdiçamos grande parte da água a qual temos acesso? Aqui em São Paulo nós já passamos por grandes apuros, um ótimo exemplo foi a crise hidráulica de 2014-2015, no sistema da Cantareira. Mas e a água das chuvas será que nós estamos realmente as aproveitando?
A água da chuva enquanto está nas nuvens é boa e limpa para beber, porém depois que ela entra em contato com o nosso telhado, sujo devido à poeira e aos dejetos de passarinhos, ela fica contaminada e não pode ser consumida. Então pensando nisso que a Universidade Federal de Pernambuco criou um método para separar a água contaminada de maneira simples e eficaz, chamado DesviUFPE. Este foi desenvolvido para ajudar donos(as) de casa a economizar reutilizando essa água a qual as vezes nem damos atenção, mas que pode diminuir os gastos mensais com contas.

A ideia é bem simples, feito com canos, o DesviUFPE transmite apenas a água pura para a cisterna. Os primeiros litros de água ainda contaminados, são armazenados nesses tubos e quando finalmente estão cheios significa que a água está pura para beber. O sistema custa em média R$ 250,00 (preço de 2013) e possibilita ao morador ter uma reserva, bem-vinda nas horas de aperto. A água que estava contaminada pode ser utilizada em sua horta ou na hora de regar as suas flores (pode ser colocada com o chorume na fertilização).

‘’A grande vantagem do DesviUFPE é a sua simplicidade. A instalação é barata e pode ser feita pela própria família. ‘’ diz o canal Ambiente por Inteiro Todo Interligado. Tais medidas nos ajudam a reduzir o consumo de água de forma econômica e ecológica.

Fique de olho nas Dicas de Economia!

• Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
• Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
• Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia.
• Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
• Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
• Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
• Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.

 

 

 

Sustentabilidade
Por Julia Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui