Com apoio da Prefeitura de Suzano-SP, “Farofa – Festival de Fotografia” acontece em agosto

0
18

Ação será promovida nos dias 18, 19 e 20 do próximo mês, no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”; com entrada franca, evento tem a premissa de fomentar a Fotografia no Alto Tietê, bem como divulgar a arte à população

A Prefeitura de Suzano-SP vai apoiar o “Farofa – Festival de Fotografia”, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto (sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente), no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” (rua Benjamin Constant, 682 – centro). Com entrada franca, a iniciativa tem a premissa de fomentar a Fotografia no Alto Tietê, bem como divulgar a arte à população.

Os detalhes do evento cultural foram definidos durante encontro realizado na quinta-feira (13 de julho) entre o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, o vice-prefeito da cidade, Walmir Pinto, os secretários municipais André Maurício Loducca (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego) e Geraldo Garippo (Cultura), e Carlos Magno, Guilherme Silva e Pedro Chavedar, membros do Coletivo Farofa.

O projeto terá como viés a divulgação de fotografias documentais, históricas e artísticas produzidas por profissionais da região e da capital nos últimos anos. Não faltarão imagens garantidas no Brasil e fora do País. “Farofa – Festival de Fotografia” também vai abarcar mesas de debate, exposições e workshops, conforme reitera o titular da pasta de Cultura de Suzano, Gerado Garippo:

“O (Centro de Educação e Cultura) ‘Francisco Carlos Moriconi’ será o ponto de concentração de todo o evento, que vai abrigar cerca de dez exposições, tanto de profissionais da região quanto da capital. A visitação será gratuita e muito importante para valorizar a Fotografia e os fotógrafos e repórteres-fotográficos que vão expor seus trabalhos. Há imagens maravilhosas e que marcaram época. Vale a pena conferir”, reiterou o gestor.

Outro apoio concedido pela Prefeitura de Suzano, desta vez por meio da Secretaria Municipal de Educação, será no agendamento de cerca de 50 alunos de escolas municipais em oficinas que serão ministradas no “Farofa – Festival de Fotografia”. A ideia é compartilhar com os estudantes técnicas fotográficas, promover um trabalho prático de Fotografia e, posteriormente, revelar as imagens para organizar outra mostra.

Ainda dentro do projeto “Farofa…”, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego vai apresentar a um grupo de fotógrafos dois pontos turísticos de Suzano para registro. De acordo com o chefe da pasta, um deles deverá ser o Baruel, bairro do distrito de Palmeiras:

De acordo com Magno, a expectativa é que mais de cem pessoas passem pela exposição e participem dos debates e dos workshops que também farão parte da programação:

“Queremos valorizar o fato de que, apesar da disseminação da tecnologia, nos últimos anos, a Fotografia continua tendo espaço e tem sua importância, inclusive histórica. Também sentíamos falta de uma ação regional voltada à imagem. Estamos, aliás, muito satisfeitos com o incentivo concedido pelo prefeito Rodrigo (Ashiuchi)”, acrescentou o fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui