Conferência Intermunicipal de Educação define 41 delegados e relatório do Polo Suzano

0
26

Representantes escolhidos vão defender o posicionamento do Alto Tietê na fase estadual em relação aos temas debatidos neste fim de semana

A Conferência Intermunicipal de Educação realizada neste fim de semana culminou na definição dos 41 delegados que defenderão o posicionamento do Polo Suzano em relação aos tópicos que foram objetos de debate no Complexo Educacional Mirambava. O encontro reuniu representantes das 11 cidades que compõem a região do Alto Tietê e é etapa imediatamente anterior à Conferência Estadual de Educação, marcada para junho deste ano.

Cerca de 400 pessoas participaram das atividades. O primeiro dia, na sexta-feira passada (20/04), quando houve a abertura oficial, foi realizada uma palestra com todos os presentes. Já no sábado, os participantes se dividiram em várias salas, onde eram discutidos os eixos temáticos: Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE); Planos Decenais e o SNE; Gestão Democrática; Democratização da Educação; Educação e Diversidade; Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação; Valorização dos Profissionais da Educação; e Financiamento da Educação.

De cada debate saiu um documento com o parecer sobre os assuntos tratados. Os pontos que não tiveram consenso foram levados à plenária, realizada no domingo (22/04), último dia da Conferência Intermunicipal de Educação, onde precisaram passar por votação. Ao final, o conteúdo foi compilado em um relatório oficial. Também foram definidos os delegados que representarão o Polo Suzano e defenderão o posicionamento coletivo acerca dos temas.

O secretário de Educação, Leandro Bassini, classificou a iniciativa como muito positiva, principalmente pela atuação dos participantes, e também enalteceu o fato de Suzano ter sediado esse importante evento, que acontece a cada dois anos e que é uma das exigências para se chegar a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018. “Ao mesmo tempo em que foi bastante positiva a conferência, também foi muito intensa, com disputas acirradas de pontos de vista. Mas isso faz parte do processo, que é abrangente e democrático. Por isso houve uma plenária para definir o posicionamento regional e oficial do Polo Suzano que representará todo o Alto Tietê na Conferência Estadual de Educação”, destacou.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o encontro realizado em Suzano abre a possibilidade de se debater e instituir uma educação transformadora. “O município foi um polo regional para discussão de uma área fundamental. Foram levantadas sugestões e posições que poderão ser cruciais para o desenvolvimento educacional não só do Alto Tietê, mas também do Estado e até do País. Sem dúvida, juntos poderemos fazer a diferença”, comentou o chefe do Executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui