Conselho Gestor une Poder Público e comunidade na administração do CEU Gardênia

0
2

Grupo foi formalizado em dezembro de 2017 e tem sido responsável por gerir o local e definir as atividades para a população

A instituição do Conselho Gestor do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido, no Jardim Gardênia Azul, completou um ano no último dia 8. Na prática, o grupo foi formalizado em dezembro de 2017 e desde a inauguração do equipamento municipal, em 25 de março passado, tem sido responsável por gerir o local e definir as atividades para a população.

É composto por 18 integrantes, sendo seis representantes do Poder Público – das Secretarias Municipais de Cultura, de Esportes e Lazer e de Assistência e Desenvolvimento Social –, seis da sociedade civil e seis de entidades. Atualmente, tem como presidente Willian Chagas, que é morador do Jardim Gardênia Azul e também professor de informática no local.

O primeiro ano da instituição do Conselho Gestor foi lembrado na reunião ordinária mensal da última quarta-feira (11/07), quando foram debatidos assuntos como abertura de espaço para novos projetos, convocação de membros suplentes, balanço da festa junina e votação sobre próximos eventos previstos para ocorrer neste semestre.

“O Conselho Gestor decide com o Poder Público. Há um caráter democrático e participativo que proporciona um importante equilíbrio. A comunidade se sente parte do CEU. Esse espaço é das pessoas”, destacou Chagas. Esta característica, segundo ele explica, é comum nas unidades de todo o País, já que se trata de uma determinação do governo federal para que seja desta forma.

O CEU Gardênia alcança 16 bairros do distrito do Boa Vista, o que compreende mais de 20 mil moradores. É um dos dez núcleos de Suzano para o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), com aulas gratuitas de informática básica, capoeira, voleibol, futsal, teatro e ritmos e que envolve a participação de seis professores e uma coordenadora.

Quadras esportivas, pistas de skate e de caminhada, biblioteca, cineteatro e sala de computação também ficam à disposição do público, bem como aulas de grafitagem. Além disso, também abriga um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), fundamental para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“É muito prazeroso ver o espaço como está e conseguir tirar crianças e adolescentes da rua. Sem dúvida, agregou muito. A população já entendeu o que é o CEU, que tudo isso é dela. Agora entraremos na etapa de novos projetos, como a criação de um Conselho Gestor Jovem”, comentou o coordenador da unidade e integrante do Conselho Gestor, Edson Pereira Reis.

O funcionamento do CEU Gardênia é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20 horas, e aos sábados, domingos e feriados, entre 7h30 e 18 horas. Mais informações pelo telefone (11) 4742-9334.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui