CREAS POP ganha novo espaço em Itaquá

0
29

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CREAS POP) atende agora em um novo endereço. O equipamento que antes funcionava na Rua Araguari, número 74, na Vila Virginia, mudou nesta segunda-feira, dia 02 de abril, para Rua João Barbosa de Moraes, 994, que fica no mesmo bairro.

A entrega oficial do novo prédio que possui uma estrutura mais ampla e qualificada para o atendimento da população em situação de rua foi realizada nesta manhã com a presença do prefeito Dr. Mamoru Nakashima e da sua esposa, a primeira dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima, a dona Jô. O evento contou com a participação dos usuários deste equipamento, além de lideranças de bairro, do secretariado de Itaquá e dos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Entregamos este equipamento hoje para que a população em situação de rua seja acolhida em um espaço mais humanizado e com toda a infraestrutura necessária para um atendimento qualificado”, afirmou dona Jô.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é responsável por executar um serviço especializado à população em situação de rua (jovens, adultos, idosos e famílias) que utilizam as ruas da cidade como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

No CREAS POP o usuário recebe café da manhã, almoço, vestuário, banho e atendimento técnico. No espaço, o cidadão em situação de rua também é convidado a participar de palestras e reuniões socioassistenciais.

O equipamento pertence à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, que realiza frequentemente o trabalho de abordagem e busca ativa para acolher a população em situação de rua. As ações do município são realizadas em parceria com o Acolhimento Institucional para pessoas em Situação de Rua, atualmente comandado pelo Clube Mãe Acolhedor (CMAC).

O objetivo da administração ao fazer as abordagens é oferecer abrigo e a readaptação dessas pessoas às famílias. O trabalho é feito com o apoio de uma equipe técnica da assistência social, que normalmente faz a busca ativa – visitas – duas vezes na semana ou por meio de denúncias.

Durante essas visitas os cidadãos (população de rua) são encaminhados para os serviços da rede socioassistencial, que atua com a “Redução da violação dos direitos”, “Proteção social à família e indivíduos”, “Construção de novos projetos de vida” e o “Fortalecimento de vínculos familiares”.

Por meio do convênio com a administração, o CMAC disponibiliza abrigo com o serviço de acolhimento para as pessoas adultas e famílias em situação de rua.

SERVIÇO O CREAS POP funciona na Rua João Barbosa de Moraes, 994 – Vila Virginia. O telefone para contato é o 4653-4516.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui