Dia de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a gripe é neste sábado (12)

0
74

Além da campanha nos postos de saúde, ação para vacinar pessoas acamadas também será feita neste dia

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (12), o Dia de Mobilização de Vacinação contra a gripe. Para a ação, estarão funcionando 17 postos de saúde, no período das 8 às 17 horas.

O público alvo da campanha que teve início no fim do mês de abril são crianças com idade a partir de 6 meses a menores que 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas, professores e privados de liberdade.

Além das unidades de saúde, também será realizará uma ação para vacinar as pessoas acamadas, para isso, 12 equipes volantes estarão atuando em diferentes regiões do município e deverão imunizar cerca de 1,2 mil deste grupo.

Durante todo o sábado de ação, a expectativa é vacinar aproximadamente 12 mil pessoas e para esta mobilização, o município recebeu nesta quinta-feira (10), 25 mil doses, fora o estoque disponível nas unidades de saúde.

De acordo com a última prévia divulgada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica na quarta-feira (09), 11.970 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha foram vacinadas. Também já foi realizada ação especial no Centro de Convivência da Melhor Idade, visando os idosos que frequentam o espaço.

Dados da pasta de Saúde informam que em Itaquá o público a ser imunizado é de  73.985 pessoas. As unidades que não entraram para a campanha são o CS 24 horas, Central da Saúde e UPA, porém nos demais postos de saúde a vacina será encontrada, inclusive no Caic (Centro de Atendimento Integral da Criança).

De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha segue até o dia 1º de junho e a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

Unidades de saúde que funcionarão no sábado (12/05):

UBS Centro – Rua João Vagnotti, 221, Centro

UBS Monte Belo – Rua Arujá, 25, Monte Belo

UBS Jd.do Carmo – Rua Jaú, 26, Jd. do Carmo

USF Miray – Rua Maringá, 865, Jd. Miray

UBS Morro Branco – Rua Rio Grande do Sul, 585, Aracaré

UBS Jd. Odete – Rua Visconde de Taunay, 270, Altos Itaquá

UBS Jd. Caiuby – Estrada dos Índios, 1125, Jd. Caiuby

UBS Pq. Marengo – Avenida Gonçalves Dias, 1805, Pq. Marengo

UBS Recanto Mônica – Rua Mobuca, 176, Rec. Mônica

USF Nicea-Louzada – Rua Diamante, s/n,  Jd. Nicea

USF Jd. Josely – Rua Floresta, 43, Jd. Josely

USF América – Avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2500, Jd América

UBS Maragogipe – Rua Paulistana, 95, Jd. Maragogipe

UBS  Paineira – Rua  Serra do Paranapiacaba, 374, Jd. Paineira

USF Pq. Piratininga – Rua Teófilo Braga, 147, Pq. Piratininga

USF Pequeno Coração – Rua Frei Caneca, 280, Pequeno Coração

UBS Caic – Rua Santa Catarina, 382, Morro Branco          

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui