Ecoponto encaminha mais de 20 mil pneus para reciclagem

Balanço é referente à quantidade desse tipo de material recebido pela unidade do Boa Vista desde o início do seu funcionamento, em julho de 2017 A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano já recolheu e...

102 0

Balanço é referente à quantidade desse tipo de material recebido pela unidade do Boa Vista desde o início do seu funcionamento, em julho de 2017

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano já recolheu e encaminhou para reciclagem mais de 20 mil pneus velhos desde julho do ano passado, quando começou a funcionar o Ecoponto do Boa Vista. A ação é realizada por meio do programa “ReciclAnip”, que tem como objetivo contribuir para que esse tipo de material não seja descartado irregularmente. A unidade fica na rua Victor Miguelino, 553, na Cidade Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

A operação também foi realizada no primeiro semestre, em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), antes do início do funcionamento do Ecoponto, em julho de 2017. Com o uso de um caminhão, os pneus eram enviados para uma unidade de beneficiamento na cidade de Bragança Paulista, após coleta em dois pontos da cidade – na avenida Governador Mario Covas Junior (Marginal do Una), na Vila Figueira, e na avenida Katsutoshi Naito, no Sesc.

A abertura do Ecoponto, segundo a secretaria, alavancou o processo de repasse de pneus para reciclagem e também contribuiu para a redução do descarte na natureza, onde a disposição permanente para acolhimento do material facilitou o trabalho de captação. No entanto, a pasta municipal pede à população que não abandone esse e outros tipos de inservíveis e entulho na porta do local.

“O Ecoponto do Boa Vista contribuiu e muito para a redução do despejo irregular de lixo na região norte da cidade, mas pedimos a colaboração de todos para que o descarte de pneus, entulho, móveis e outros seja feito de maneira adequada, sem comprometer o entorno do local ou mesmo dificultar o trabalho de nossos agentes”, informou o chefe da pasta de Meio Ambiente, Carlos Watanabe.

Segundo a Prefeitura de Suzano, a multa aplicada em casos de descarte irregular de lixo, entulho e materiais inservíveis em áreas de preservação ambiental pode chegar a R$ 15 mil, dependendo da quantidade e do local afetado. Em relação ao recolhimento de pneus velhos, a ação continua normalmente no Ecoponto do Boa Vista.


Participe da conversa