Empresa Fácil: sistema entra em vigor hoje, após ter sido apresentado a contadores e empresários

O sistema Empresa Fácil, que garante a abertura de empresas na cidade num prazo máximo de dez dias, foi apresentado ontem aos empresários e profissionais de Contabilidade pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Júlio Taikan Yokoyama...

93 0

O sistema Empresa Fácil, que garante a abertura de empresas na cidade num prazo máximo de dez dias, foi apresentado ontem aos empresários e profissionais de Contabilidade pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Júlio Taikan Yokoyama e o diretor da SIL Tecnologia, Pedro Valter Campana. Ele informou que o novo processo, que é totalmente digital, entra em vigor a partir de hoje e, à medida que for sendo utilizado receberá os ajustes necessários.

“O sistema foi criado para facilitar a vida de quem deseja abrir uma empresa em Arujá Por meio da parceria que fizemos com a Sil Tecnologia, uma empresa de baixa complexidade pode ser aberta em até três dias e uma de alta complexidade em no máximo dez , porque o “Empresa Fácil” é totalmente digital e baseia-se na declaração do contribuinte, ou seja, elimina burocracias e problemas recorrentes como incompatibilidade de documentos.”, disse Júlio

Representantes de várias empresas contábeis aproveitaram o momento para tirar suas dúvidas sobre o acesso ao novo sistema. Pedro Campana fez uma exibição detalhada do processo digital, que estará disponível por meio da aba “Empresa” no site www.aruja.sp.gov.br. Ele disse que os dados cadastrais do interessado em abrir a empresa são disparados a todos os setores envolvidos. A resposta deve ser dada em três dias.

“Em três dias a resposta é emitida. A licença prévia de atividades de baixo risco, que representa 90% dos pedidos que chegam para a gente, tem de ser deferida ou indeferida em três dias. Se for preciso alguma vistoria, aí tem mais cinco dias de prazo”, disse o secretário. Ele também deixou claro que “Esse momento é fruto de dez meses de trabalho intenso, realizado graças a um conjunto de pessoas dos setores envolvidos no licenciamento que tem conhecimento e força de vontade. Agora, para o melhor funcionamento do sistema, nos avisem sobre todas as situações que ocorrerem com vocês, contadores, porque isso é o que vai fazer a gente tornar o sistema mais efetivo e atualizado”, concluiu.

 

Compromisso de gestão

O prefeito Zé Luiz Monteiro esteve participando do lançamento do Empresa Fácil juntamente com o vice, Márcio Oliveira, que é também secretário de Educação. Ele parabenizou o secretário Júlio do Kaikan e toda sua equipe, como também o pessoal da SIL Tecnologia pela viabilização do sistema digital. “Temos de agilizar os serviços. A concretização disso é uma conquista de todos que trabalham conosco desde a campanha e se comprometeram a fazer mudanças. Nós queremos agilidade e avanços como o do Projeto Web”, afirmou o prefeito, que também qualifica o “Empresa Fácil” como parte de um compromisso de gestão.

“A maior queixa dos empresários e contadores sempre foi essa questão da morosidade no processo de abertura das empresas. E nos colocamos no lugar daquelas pessoas que desejam empreender e precisam realizar o seu sonho e se vêem muitas vezes obrigadas a abrir firma em outro municípios por conta da dificuldade encontrada em Arujá. A partir de hoje a história muda, estamos dando um salto, pois facilitar a instalação de empresas e com isso virão mais investimentos para nossa cidade e mais empregos serão criados”, afirmou em depoimento ao jornal.

Desenvolvimento

O secretário de Planejamento, Juvenal Penteado também não escondeu seu entusiasmo diante da viabilização do sistema Empresa Fácil. Para ele, além de eliminar as dificuldades burocráticas a plataforma digital permite que a Prefeitura tenha um cadastro bastante objetivo e possibilidade de melhorar sua arrecadação. “Isso traz fomento à economia do município e gera desenvolvimento, qualidade de vida para a população”, comentou.

A mesma avaliação foi feita pelo vereador Luiz Fernando de Almeida, que recebeu agradecimentos do secretário Júlio e do prefeito Zé Luiz Monteiro pelo apoio e pelos conhecimentos transmitidos. “É realmente um salto para colocar a cidade de Arujá na era digital e responder a esta necessidade tão real do nosso empresariado”, afirmou.

Também participaram do lançamento do sistema Empresa Fácil os vereadores Abel Franco Larini, o Abelzinho, Paulinho Maiolino, Castelo Alemão, Rogério da Padaria e Ana Poli.


Participe da conversa