Ensino municipal de Itaquá é o terceiro da região que mais cresceu no IDEB nos últimos quatro anos

0
108

A Prefeitura de Itaquaquecetuba têm investido na Educação e a prova disso é que a atual administração conseguiu elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 4.6 em 2013 quando assumiu o governo para 5.7, ultrapassando assim a meta estipulada pelo IDEB que era de 5.5 para 2017. Com isso, a cidade foi o terceiro município que mais cresceu no índice, nos últimos quatro anos, ficando atrás somente de Mogi das Cruzes e Suzano.

            Essa avaliação foi realizada em novembro do ano passado, com os alunos dos quartos e quintos anos e a nota foi divulgada na manhã de segunda-feira (03/09), no portal do Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). No ano de 2015, também foi ultrapassada a meta de 5.2, já que Itaquá obteve nota de 5.4.

            Em 2017, a atual administração investiu cerca de R$ 207 milhões, que correspondeu a 38% do orçamento, sendo que por lei o investimento mínimo em Educação deve ser de 25% do orçamento.

Este resultado, segundo a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) é fruto de um trabalho que envolve a formação continuada de professores e até mesmo avaliações internas com foco em analisar o ensino constantemente, além de projetos educacionais e reorganização administrativa de acordo com o Plano de Carreira do quadro de magistério, reorganização do transporte escolar entre outras, visando à melhoria do ensino público municipal.

Ainda de acordo com a pasta, o trabalho em prol da melhoria contínua da Educação, também é efetivado por parcerias com o governo estadual (Ler e escrever e Emai – Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais), assim como as organizadas pela Semecti diante das necessidades apontadas pelos resultados das sondagens e das Avaliações Internas (Avi) que tem como objetivo cartografar as deficiências de aprendizagem dos alunos, e a partir dos resultados, trabalhar as necessidades em cada unidade escolar.

Desta forma, Itaquá destacou-se mais uma vez de forma consecutiva em superar a meta estipulada, e quase atingiu os números que seriam parâmetros referenciais para o município projetados para o ano de 2019, isto é, o desempenho esperado, segundo projeções do site do INEP, de conseguir na avaliação média, o índice de 5,8 para o ano de 2019, próxima divulgação de resultados.

A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa comemorou os índices. “Este resultado revela o comprometimento da equipe de profissionais que compõem o sistema Municipal de Ensino, visando sempre uma educação de qualidade às crianças”.

Já secretária de Educação, Jane Moura Santos, disse que superar esta meta do IDEB é motivo de muito orgulho de toda a equipe de profissionais das escolas e técnica da Semecti. “O sucesso só tem sido possível mediante a colaboração e o esforço coletivo”.

IDEB O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é uma ferramenta utilizada pelo governo federal para estipular metas da educação nacional e avaliar o desempenho dos municípios no Brasil como um todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui