Equipe do Plano Diretor 2018-2027 promove reunião no Auditório “Orlando Digenova” em Suzano

Encontro realizado na manhã desta quarta-feira (16 de agosto) tratou sobre a discussão pública do macrozoneamento e do debate com a população suzanense como parte do processo de elaboração do documento O auditório “Orlando Digenova”,...

77 0

Encontro realizado na manhã desta quarta-feira (16 de agosto) tratou sobre a discussão pública do macrozoneamento

e do debate com a população suzanense como parte do processo de elaboração do documento

O auditório “Orlando Digenova”, localizado no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” (rua Benjamin Constant, 682 – centro) realizou na manhã desta quarta-feira (16 de agosto) uma reunião ampliada com o Grupo Técnico de Apoio (GTA) do Plano Diretor 2018-2027. O encontro tratou da discussão pública do macrozoneamento e do debate com a população suzanense como parte do processo de elaboração do documento. A expectativa do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi é que o Plano Diretor, uma vez finalizado, seja encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação neste semestre.

O evento teve à frente o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, o arquiteto Elvis José Vieira, e sua equipe de trabalho. Foram convidados para participar da reunião representantes do GTA que aderem às discussões relacionadas ao Plano Diretor desde o início de junho deste ano, incluindo representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de movimentos sociais.

O encontro tratou de todo o processo de elaboração do Plano Diretor, incluindo as etapas de planejamento e das audiências promovidas com a população durante o processo de criação do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2018-2021, nos meses de junho e julho deste ano – quando foram apresentadas mais de 30 propostas para a área de infraestrutura urbana, com direito à regularização fundiária e a criação de zonas especiais para a construção de moradias populares nas regiões norte e sul de Suzano.

No evento organizado nesta quarta-feira também foi debatida a criação do zoneamento de Suzano, levando em consideração as particularidades do município, como as zonas de proteção ambiental da várzea do rio Tietê e das áreas de proteção de mananciais na região sul do município.

A expectativa do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi é que o Plano Diretor, uma vez finalizado, seja encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação neste semestre.

Reforço

Segundo o secretário de Planejamento Urbano de Suzano, o encontro abrigado no Centro de Educação e Cultura hoje foi um desdobramento da reunião do GTA promovida na sexta-feira (11 de agosto), nas dependências do Centro Unificado de Serviços (Centrus) (rua Paulo Portela, 210 – centro) – anexo da prefeitura. Naquela oportunidade, foram debatidas as condições das zonas especiais e de suas repercussões no que tange à elaboração do Plano Diretor, tanto para a criação de Habitações de Interesse Social (HIS) quanto para as zonas de preservação do patrimônio histórico e cultural:

“No que depender da iniciativa privada, raras serão as chances que teremos (governo) de contar com a preservação arquitetônica histórica. Muitos edifícios podem não ter relevância aos olhos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas são de fundamental importância para a história de nossa cidade”, validou Vieira.


Participe da conversa