Formadores locais do PNAIC participam de mais uma etapa da Formação de 2018

0
109

 

Dando prosseguimento à capacitação realizada nas cidades de Guarulhos para os profissionais do Ensino Fundamental e Mogi das Cruzes para os profissionais da Educação Infantil, formadores locais do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), professores do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, participaram do evento na terça-feira (17) e quarta-feira (18) recebendo orientações no município.

A professora Mônica Aquino, coordenadora local, disse que o PNAIC na edição de 2018 tem como foco o esforço concentrado na implementação de estratégias didático-pedagógicas que efetivamente permitam às crianças a consolidação dos direitos, das competências e das habilidades de leitura, escrita e matemática, previstas para serem alcançadas em cada ano do ciclo de alfabetização. “Este processo inicia-se na Educação Infantil, onde as crianças precisam familiarizar desde bebês, com práticas sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes, cujo objetivo é aproximar a criança da cultura escrita”, completou a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Educação Verônica Cosmo Barbosa, explicou sobre a importância da participação dos profissionais de Itaquaquecetuba no evento e parabenizou toda a equipe de professores pelo empenho em prol de uma Educação responsável e de qualidade.

O PNAIC responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos: Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Considerando que, segundo o Censo Escolar, 98% das crianças brasileiras de 6 anos são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental, alfabetizá-las bem significa oferecer-lhes uma base sólida para um percurso escolar de sucesso e dar um importante passo para a qualidade, a inclusão e a equidade da educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui