Gian Lopes assina termo para início da regularização fundiária da Vila São Francisco

0
172
Ao lado de diversas autoridades municipais e estaduais, prefeito conferiu o início dos trabalhos de topografia, ação importante visando a regularização do bairro
O prefeito de Poá, Gian Lopes, assinou hoje (12/9) o termo de início dos trabalhos de regularização fundiária na Vila São Francisco, o antigo Raspadão. As equipes que realizarão a topografia, inclusive, já estão no bairro conversando com os moradores. A legalização da região só é possível devido parceria do Poder Executivo poaense e a Secretaria de Estado da Habitação, por meio do Programa Cidade Legal.
“Foi com grande felicidade que assinamos hoje o termo que possibilita o início dos trabalhos de topografia na Vila São Francisco, o antigo Raspadão. Essa é uma ação importante visando a regularização fundiária do bairro. Reforçando também que estamos trabalhando para que o Ministério Público autorize o Poder Público a fazer a ligação da rede de água e esgoto para todas as famílias do bairro”, comentou o prefeito Gian Lopes.
Também participaram da atividade hoje o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, os vereadores Welson Lopes (presidente da Câmara) e Lázaro Borges, secretários municipais e o coordenador técnico do Projeto Cidade Legal, Guilherme Correia, representando o Governo do Estado, que tanto tem ajudado a cidade neste processo de regularização de áreas em Poá, que até 2020 vai contemplar mais de 5.000 famílias.
O prefeito Gian Lopes explicou que a regularização de áreas da cidade é uma política pública defendida por ele e que ganhou um grande impulso desde que assumiu a administração municipal, em 2017. “Inclusive, conseguimos após muito empenho a liberação da ordem de serviço para elaboração dos trabalhos de regularização da Vila São Francisco junto ao Programa Cidade Legal. Essa autorização engloba todos os serviços necessários para a regularização dos imóveis, busca documental, assessoria jurídica, levantamento topográfico, memoriais descritivos, cadastramento e estudo social e projeto urbanístico do bairro”.
Todos os serviços compreendidos serão custeados pelo Governo do Estado, e com a conclusão do projeto, será viável a regularização e a consequente concretização das tão almejadas obras de infraestrutura, iluminação, colocação de guias sarjetas, asfalto e planejamento para construção de instrumentos públicos como creche, escola, posto de saúde, a oficialização dos endereços, como também, das linhas de transporte coletivo.
Moradores
O início do processo de regularização da Vila São Francisco contagiou os moradores do bairro. “Estou esperando por isso há mais de 15 anos. Nunca se importaram em correr atrás disso e graças ao prefeito Gian Lopes, o vereador Lázaro Borges, e a luta de muitos moradores, enfim podermos ver esse sonho se tornar realidade. Hoje é dia de festa e muita alegria para todos que moram aqui”, comemorou a cabeleireira Adriana Regina Silva, 48 anos.
A balconista, Antonia Aparecida Silva, 49 anos, disse que o evento de hoje renovou suas esperanças. “Agora sim estamos vendo uma luz no fim do túnel. Tínhamos muito medo de perder nossas casas. Agora é certeza que todo nosso investimento aqui não foi em vão. E agradeço demais cada pessoa que trabalhou para que essa regularização saísse do papel”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui