Guarulhos // Cidade Mirim recebe representantes da Prefeitura de São Luis (MA)

0
59
Assurnto:Visita do ccordenadora de trânsito de São Luiz do Maranhão (Ana Lea e Maria Claudia pedagoga) Local:Ciadade Mirim Foto:Márcio Lino/PMG

A Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva, localizada no Parque Julio Fracalanza e ligada à Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos, está se tornando um modelo para o país. Nesta segunda-feira, dia 17, a coordenadora de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, de São Luis (MA), Ana Lea Carvalho, visitou a Cidade Mirim acompanhada da pedagoga maranhense Maria Claudia Araujo, e foram recebidas pelo gerente técnico da Escola Pública de Trânsito (EPT), Vicente Vasconcellos.

A capital maranhense – distante mais de dois mil quilômetros de Guarulhos – não possui uma Cidade Mirim, e atualmente desenvolve o trabalho itinerante de Educação para o Trânsito nas escolas. “Temos um mascote, o Joca, um boneco que utilizamos nas palestras com os estudantes”, disse Ana Lea, adiantando que o objetivo é construir um espaço de educação para o trânsito em São Luis. “A ideia é ver a experiência de Guarulhos para desenvolvermos um projeto semelhante. Pesquisei vários locais e vi aqui a questão organizacional, educacional e também solidária,” completou a coordenadora.

Para Vasconcellos, o investimento na educação para o trânsito com alunos na educação infantil e ensino fundamental reflete também na atitude dos pais. “Quando a criança faz a vivência no circuito da Cidade Mirim, ela entende a sinalização das vias e começa a cobrar uma atitude correta dos pais. A criança vira um agente de trânsito e incentiva o próprio pai a respeitar a legislação”, afirmou.

Cidade Mirim

A Escola Pública de Trânsito em Guarulhos foi criada por lei municipal de 1986 e a Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva foi inaugurada em 1994. Recebe durante todo o ano alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Ela conta com uma pistamoderna e possui circuito com semáforos, sinalização de solo e faixas de pedestres, onde as crianças vivenciam o trânsito como ciclistas e como pedestres. Disponibiliza instruções para o trânsito seguro por meio de teatrinho ou vídeo; jogos educativos (memória, dominó, entre outros, e com a temática do trânsito) e possui ainda o Memorial Ayrton Senna da Silva, com capacete do piloto, pinturas e fotos. As atividades são acompanhadas por monitores da Escola Pública de Trânsito (EPT).

O espaço tem ainda bicicletas, triciclos e três bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência, além de capacete, joelheira e cotoveleiras. Há ainda brinquedos (gira-gira e balanço) adaptados para crianças com deficiência. O Programa de Educação para o Trânsito de Guarulhos foi premiado duas vezes pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nos anos de 2005 e 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui