Guarulhos participa de feira “Sabores do Alto Tietê”

0
27

O Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos participou no último sábado (7) da segunda edição da feira gastronômica “Sabores do Alto Tietê” no Parque Max Feffer, em Suzano, levando o sorvete de mandioca – uma receita tradicional de famílias do bairro Torres Tibagy -, e também a banda Música do Silêncio, projeto inclusão do Conservatório Municipal de Guarulhos que ensina música às pessoas com deficiência auditiva e visual. Trata-se de uma ação integrada dos Fundos Sociais de Solidariedade dos 11 municípios que compõem o Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê.

No local, foram armadas barracas doss municípios, que ofereceram à população, das 10 às 18 horas, pratos típicos a preços populares (R$ 3) com renda revertida para seus projetos do Fundo Social. Apresentações culturais gratuitas de cada município, como música e dança, também constaram da programação.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, Elen Farias, abordou a participação do município. “O Fundo Social de Solidariedade representou Guarulhos no “Sabores do Alto Tietê”. A proposta era de levar um prato que tivesse história em nossa cidade, então procuramos o historiador Elton Soares. Ele prontamente nos atendeu e contou a história do sorvete de mandioca. Fizemos o maior sucesso na feira. Também levamos a banda Música do Silêncio, que emocionou todos os presentes. Agradeço o apoio de todos, principalmente à equipe do Fundo Social que não mediu esforços para que tudo desse certo,”disse Elen .

O evento registrou ainda as presenças do chefe de gabinete, Jurandir Pereira, representando o prefeito Guti, da diretora de Segurança Alimentar e Inclusão da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Kesya de Souza Nascimento, do diretor de Atividades Culturais da Subsecretaria de Cultura, Tiago Ortaet, além de outros funcionários do Fundo Social.

Sorvete de Mandioca

O sorvete de mandioca é feito com uma receita tradicional de moradores do bairro Torres Tibagy, já que a região possuía terra vermelha apropriada para seu cultivo. Segundo o historiador Elton Soares, na década de 1940, algumas famílias cultivavam a planta e ofertavam à outra, que retribuía com o doce. Ele era servido após as refeições e também aos visitantes.

A receita original leva mandioca cozida, açúcar e leite. Já a receita preparada por profissionais do Restaurante Escola Paladar e Sabor para o “Sabores do Alto Tietê” inclui 250g de mandioca; uma xícara de açúcar; uma xícara de leite; uma lata de lata de creme de leite.  Cozinhar a mandioca, juntar e bater com todos os ingredientes. Depois levar a mistura para congelar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui