Guarulhos // “Projeto Férias, venha se divertir com segurança” na Cidade Mirim é opção de lazer para crianças

Uma boa opção para as crianças nestas férias de julho é o “Projeto Férias, venha se divertir com segurança”, que a Escola Pública de Trânsito (EPT) realiza até o dia 28 de julho, das 9h...

425 0

Uma boa opção para as crianças nestas férias de julho é o “Projeto Férias, venha se divertir com segurança”, que a Escola Pública de Trânsito (EPT) realiza até o dia 28 de julho, das 9h às 16 horas, na Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva, localizada no Parque Júlio Fracalanza. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, oferece vivência prática na pista de bicicleta e atividades lúdicas às crianças de até 13 anos, acompanhadas dos responsáveis. Para dar uma ideia da procura do local, só nesta terça-feira, dia 11, mais de 160 crianças fizeram empréstimos de bicicletas.

Acompanhando as pedaladas do pequeno João Pedro, de seis anos, a fisioterapeuta Rachel Bronchten, disse que costuma frequentar o Parque, pois a mãe mora no bairro. “Ele começou a andar de bicicleta de rodinhas há pouco tempo. Descobrimos este espaço para andar de bicicleta e nós estamos vindo aqui quase todos os dias. Eu adoro este local,” afirmou.

Já a dona de casa Marcia Dalboni Hengist veio ao parque na companhia da filha de seis anos, da prima, moradora do Jardim Tranquilidade, e do sobrinho de cinco anos. “As crianças estão de férias há uma semana e estamos aproveitando muito. Minha prima soube pelo Facebook das atividades na Cidade Mirim e me avisou,” contou Marcia, acrescentando ainda que quando criança brincava também no Fracalanza.

Atrativos

A Cidade Mirim possui um circuito com faixas de pedestres, semáforos, sinalização de solo, mini posto de combustível, onde as crianças vivenciam o trânsito como ciclistas e como pedestres, acompanhadas por monitores da EPT. O local disponibiliza bicicletas, triciclos (totocas) e ainda conta com bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência. As crianças podem ainda brincar com jogos de memória, dominó, alinhavo e passatempo. Há ainda dois brinquedos (gira-gira e balanço) adaptados para crianças com deficiência. Vale lembrar que nos dias de chuva não há atividades, pois a pista fica ao ar livre.

O espaço conta também com o Memorial Ayrton Senna da Silva – um pequeno acervo de objetos doados pela irmã do piloto, Viviane Senna, em 1994, como um capacete, pinturas e fotos de momentos importantes da vida do piloto.

A Biblioteca José Mignella, da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secel), instalada ao lado da Cidade Mirim, oferece empréstimo por 15 dias de livros de diversos gêneros e gostos como romances, infanto-juvenis, poemas, sobre religiões, gibis, entre outros. Lá foi montada uma pequena exposição de pinturas e desenhos, feitos por usuários do Parque, que pode ser visitada até sexta-feira, dia 14.

Serviço

Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva

Parque Julio Fracalanza

Rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta

“Projeto Férias, venha se divertir com segurança” – 2ª a 6ª feira – das 9h às 16 horas (de hora em hora). Aos sábados, das 9h às 12 horas (aulas de pedal); e domingos, das 9h às 16 horas (aberto ao público). Informações:  11-2408-1514 ou 2475-1743


Participe da conversa