HOMENS E MULHERES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR

0
195

Como parte integrante das ações que visam auxiliar no planejamento familiar, o encontro com homens e mulheres realizado na última terça-feira (31/07), na Unidade Básica de Saúde – UBS I Prefeito Ilário Dassiê, contou com apresentações acerca dos fatores de risco à saúde e métodos contraceptivos.

Na oportunidade as enfermeiras Mariana Vale e Viviane Lucena, além de compartilharem dicas com os casais sobre a melhor forma de planejar a vida em família, explicaram a importância da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

“É preciso planejar a chegada dos filhos a fim de garantir o bem-estar da criança e dos pais. A falta de planejamento pode gerar sérios problemas sociais, prejudicando até mesmo a saúde mental da pessoa que enfrenta essas questões”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

Existe uma grande diversidade de métodos contraceptivos considerados seguros para evitar a gravidez indesejada ou impedir a transmissão de IST’s, entre eles: camisinha feminina; camisinha masculina; espermicida; pílula contraceptiva oral; diafragma; injeção anticoncepcional; contracepção de emergência (pílula do dia seguinte) e DIU.

O DIU é um dispositivo que pode ser colocado no útero para torná-lo um ambiente hostil aos espermatozoides, dificultando a fecundação no óvulo. Com duração de até cinco anos, esse método deve ser acompanhado por um especialista. Já o diafragma é um anel flexível coberto por uma fina membrana de borracha.  Introduzido na cavidade vaginal, forma uma tampa protetora do colo do útero, também impedindo a passagem dos espermatozoides.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são causadas por vírus, bactérias ou microrganismos. Na maioria das vezes são transmitidas por meio do contato sexual com uma pessoa infectada, sem o uso do preservativo. A orientação é que as pessoas usem camisinha em todas as relações sexuais sem exceção, pois é a única forma de se prevenir contra as infecções.

“Temos nos empenhado em acompanhar todas as famílias que estão ligadas ao SUS e prestamos total auxilio a quem participa dos encontros sobre planejamento e busca entender qual o melhor momento para seguir com uma gestação ou o melhor método contraceptivo para evitar uma gravidez indesejada, bem como as formas de prevenção contra possíveis doenças”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde, Cleber Kerchner.

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e junto à Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, realiza regularmente esses encontros que visam a conscientização em torno dos benefícios de um bom planejamento familiar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui