Idosos do Lar Mãe Mariana são vacinados contra a gripe

0
130
Ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Pessoas devem se vacinar dentro do prazo para evitar gripe e seus possíveis agravamentos
Foi realizada hoje (3/5) a imunização contra a gripe de 41 idosos da Instituição Assistencial Cristã Lar Mãe Mariana. Também foram realizados exames para prevenção contra o câncer bucal. A ação faz parte da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e em Poá o público-alvo é de aproximadamente 20 mil pessoas. A mobilização seguirá até 1º de junho, sendo em 12 de maio, o Dia D de imunização.
O prefeito de Poá, Gian Lopes, explicou que as vacinas estão disponíveis nas 13 unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. “No dia 12 de maio, um sábado, teremos o Dia D da intensificação da vacina contra a Influenza onde teremos todas as unidades básicas e o Centro de Atenção ao Idoso (CASI) abertos das 8h às 17h para atendimento dos grupos prioritários para a vacinação”.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, comentou que fazem parte dos grupos prioritários as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas portadoras de doenças crônicas, condições especiais, profissionais da saúde e professores. “Recebemos neste primeiro lote seis mil doses da vacina e devem comparecer aos postos de saúde trabalhadores da saúde, indígenas e as pessoas com mais de 60 anos ou mais de idade e crianças, gestantes e puérperas. A partir de 9 de maio será a vez das pessoas portadoras de doenças crônicas e condições especiais, professores, entre outros”.
A diretora da Vigilância em Saúde de Poá, Fabiana Ferri, acrescentou que a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). “À população em geral, a orientação é a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas”.
Segundo Andreia Santana, diretora da Rede de Atenção Básica de Saúde, as pessoas devem se vacinar dentro do prazo da campanha para evitar os possíveis agravamentos da gripe. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção. “A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui