Itaquá inicia na segunda-feira (23/04) campanha de vacinação contra a gripe

0
41

Em 12 de maio será feito ainda o Dia de Mobilização Nacional e ação para imunizar pessoas acamadas será realizada na cidade

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira (23/04) a Campanha de Vacinação contra a Influenza. De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica do município, para a primeira semana de ação, serão vacinados trabalhadores da saúde e idosos.

A vacina será encontrada nas unidades de saúde da cidade, e na segunda semana de campanha, a imunização será aberta também para crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A partir do dia 9, deverão ser vacinadas pessoas com doenças crônicas, professores e privados de liberdade.

No dia 12 de maio, Dia de Mobilização Nacional, a Secretaria Municipal de Saúde adiantou que será feita uma ação para vacinar pessoas acamadas. Para isso, serão montadas 12 equipes volantes. Dados da pasta informam que em Itaquá o público a ser imunizado é de 73.985 pessoas. O primeiro lote de vacinas com 33 mil doses chegou ao município nesta quinta-feira (19/04) e as vacinas já estão sendo distribuídas nos postos de saúde. As unidades que não entrarão para a campanha são o CS 24 horas, Central da Saúde e UPA, porém nos demais postos de saúde a vacina será encontrada, inclusive no Caic (Centro de Atendimento Integral da Criança).

De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha segue até o dia 1º de junho. O órgão adquiriu 60 milhões de doses da vacina que serão entregues em etapas aos estados que fazem o repasse aos municípios.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui