Munícipes recebem orientações para prevenção de doenças

0
151

Com o intuito de promover maior qualidade de vida à população, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, realizou na última segunda-feira (21/01) na unidade do Programa Agente Comunitário – PAC JAGUARI, mais um grupo educativo sobre a importância de se prevenir contra diferentes doenças.

Durante a orientação a Enfermeira Gleice Lopes apontou as características da Hanseníase, também conhecida como lepra, é infecto-contagiosa e causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae que se instala em nervos e pele. A transmissão se dá pelo contato com uma pessoa infectada que não esteja em tratamento e pode acabar expelindo bacilos (bactérias) através do sistema respiratório ao falar, tossir ou espirrar.

Logo depois a Auxiliar de Enfermagem Adriana Silva, juntamente com a Agente Comunitária de Saúde Rosângela Rosa, apresentou as principais formas de prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, que é são: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Além das formas de prevenção, as servidoras orientou os munícipes a como se prevenir, sendo necessário manter o domicílio sempre limpo; evitar criadouros com o acúmulo de água parada; colocar areia nos vasos de plantas; não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos ou riachos; utilizar repelente diariamente e fazer uso de inseticidas e larvicidas.

Ações como visam conscientizar os munícipes sobre os fatores de risco à saúde e medidas que podem ser tomadas para evitar maiores complicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui