Nutricionista indica alimentos que desintoxicam e diminuem vontade de fumar

0
35

Além de auxiliar na redução de radicais livres, alguns alimentos são aliados na hora de parar com o cigarro

Ter uma alimentação saudável é a recomendação de todos os profissionais da área da saúde para prevenir uma série de doenças, além promover uma longevidade melhor. Para os tabagistas, ter uma alimentação saudável é ainda mais importante, uma vez que há alimentos que auxiliam na eliminação dos radicais livres e são grandes aliados para quem está tentando parar de fumar.

Entre os alimentos indicados são verduras, frutas, oleaginosas (castanha-do-pará, castanha de caju, entre outras) e legumes. A hidratação é fundamental nesse processo: pelo menos 2 litros de água, chás que acalmam e evitando o consumo de alimentos que estimulam o fumo como café, bebida alcoólica, doces e carne vermelha.

“A alimentação é uma grande aliada para a saúde e para a prevenção de uma série de comorbidades, por isso, é importante manter uma alimentação saudável atrelada com atividade física. Em relação aos tabagistas, o ideal é aliar essa alimentação equilibrada com o vício do tabaco que trará benefícios em pouco tempo”, comenta a mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), Claudia Sanibal.

Alimentos indicados

De acordo com a nutricionista, é bom incluir opções como atum, chia, linhaça e nozes, por oferecerem ômega 3 e melhorarem a função respiratória. O fumante também precisa acrescentar mais espinafre e cenoura por serem ricos em betacaroteno, um potente antioxidante, que combate os radicais livres produzidos pelo fumo, além de fortalecer o sistema imunológico. Também são indispensáveis frutas como laranja, acerola e caju, com sua abundância de vitamina C e o poder de evitar o envelhecimento das células, bem como no auxílio da redução da produção de cortisol, hormônio ligado ao estresse.

O tomate possui grande quantidade de licopeno e vitamina A. O tabaco diminui os níveis dessa vitamina e sua deficiência leva ao maior risco do aparecimento do câncer de pulmão, completa a especialista. Banana e o abacate, por exemplo, possuem triptofano hormônio que atua na sensação de prazer e bem-estar, garantindo um sono mais tranquilo e diminuindo a ansiedade. Assim como a alface que possui lactucina, que atua como calmante.

“A hidratação é de extrema importância, pois auxilia na desintoxicação do organismo bem como a inclusão de atividades físicas, que ajudarão desviar o foco da vontade de fumar. Ter snacks saudáveis, como castanhas, frutas e cenouras cortadas, também auxiliam porque interferem na saciedade e atrasam a vontade de fumar”, detalha. “A orientação é procurar um especialista para o cardápio ser o mais variado possível, até para evitar o famoso ganho de peso comum de quem inicia esse processo de desintoxicação”, orienta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui