Palestra para coordenadores pedagógicos discute datas históricas

A Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba promoveu em parceria com a Escola Estadual Homero Fernando Milano uma palestra para os coordenadores pedagógicos da rede que compõe o Sistema Municipal de Ensino, intitulada “Por uma...

159 0

A Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba promoveu em parceria com a Escola Estadual Homero Fernando Milano uma palestra para os coordenadores pedagógicos da rede que compõe o Sistema Municipal de Ensino, intitulada “Por uma nova história: poder e prazer na “invenção do passado”, ministrada pelo professor Fabrício Herbeth Teixeira da Silva, A ação foi realizada no auditório da Semecti e contou com a participação de aproximadamente 80 profissionais.

O palestrante buscou problematizar algumas datas e conceitos históricos massificados, desconstruindo discursos, como a conquista do Brasil, o índio e a diversidade cultural brasileira. O objetivo foi proporcionar reflexões e estimular o espírito crítico dos professores. Segundo Fabrício, “a história é o instrumento, ou melhor, a chave para a compreensão e a problematização do passado, seja ele forjado por interesses e conveniências da elite”.

A secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, agradeceu ao palestrante e fez uma reflexão sobre o papel do coordenador pedagógico no contexto atual, no que tange aos desafios e as responsabilidades no cotidiano do ambiente escolar: “Independentemente das qualidades e das fragilidades de cada profissional na escola, deve imperar o corpo coletivo, ou seja, o contexto da equipe”.


Participe da conversa