Poá // Conferência de Assistência Social segue com atividades nesta sexta-feira

0
21

Abertura da conferência foi realizada nesta quinta, na Praça dos Eventos. Debates seguem amanhã no mesmo local

A Conferência de Assistência Social de 2017 “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” tem continuidade nesta sexta-feira (23), das 8h às 17 horas, na Praça de Eventos. A abertura da atividade foi realizada na tarde desta quinta-feira (22), e contou com a presença de secretários municipais e representantes de entidades e da sociedade civil. Também foram realizadas apresentações culturais e foi ministrada palestra do assessor nacional de Advocacy e ex-presidente do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Fábio José Garcia Paes.

“Fico muito feliz e honrado de participar desta Conferência de Assistência Social. Desejo sucesso e resultados satisfatórios aos trabalhos. Essa atividade é o momento ideal para buscarmos e propormos soluções para realização de melhorias nos serviços oferecidos no município”, comentou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edevaldo Gonçalves. Também estiveram no evento os secretários de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Ricardo Massa; da Mulher, Jeruza Reis; de Segurança Urbana, Nobuo Aoki Xiol; entre outros.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vidal Leonardo Puentes Cañon, comentou que a conferência é um momento importante para reunir a população e debater melhorias no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “A razão deste evento existir são as pessoas e ele é feito para elas. Será por meio do debate que vamos ouvir e melhorar o SUAS na cidade. Agradeço a todos que compareceram e que atenderam ao nosso chamado”.

Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da conferência traz os usuários para o centro do debate.

Nesse sentido, a conferência dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso. De modo a favorecer os debates no processo conferencial foram organizados quatro eixos temáticos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Pré-conferências

No início de junho foram realizadas pré-conferências de Assistência Social na Aldeias Infantis SOS Brasil, no Jardim São José; no Complexo Educacional Professor Antonio José Bortolozzo, no Kemel; no Reino da Garotada; na Praça dos Eventos; e na Casa de Cursos, na Vila Varela. A organização dos debates em diferentes pontos da cidade teve como objetivo descentralizar os trabalhos, visando a preparação da Conferência de Assistência Social de Poá.

Nos espaços das pré-conferências foram levantadas propostas das cinco regiões da cidade, considerando suas demandas e especificidades, que serão apresentadas em um documento único na Conferência Municipal. Foram também levantadas propostas para as esferas estadual e federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui