Poá elege representantes que participarão da CONAE/2018

0
114

Secretaria de Educação elegeu os delegados que representarão a cidade na etapa intermunicipal do CONAE/2018

Na etapa Intermunicipal da CONAE/2018, os poaenses discutirão o Documento Referência elaborado pelo Fórum Nacional da Educação em articulação com o MEC (Ministério da Educação) sob o tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Em audiência pública realizada há alguns dias, a Secretaria de Educação elegeu os delegados que representarão a cidade na etapa intermunicipal do CONAE/2018, que acontecerá na cidade de Suzano nos dias 20, 21 e 22 de abril.

Participaram do evento que aconteceu na sede da Secretaria de Educação, gestores das escolas do município, sendo estadual e municipal, estabelecimentos privados, ensino superior, ensino técnico e profissionalizante, representantes de sindicados, entre outros segmentos da sociedade.

Durante a audiência, o secretário de Educação, professor Carlos Humberto Martins Duarte, comentou a importância em participar da CONAE/2018, pois serão apresentadas propostas e sugestões que poderão fortalecer a área de educação a nível regional, estadual e nacional. “Uma das metas dos profissionais da área de Educação é lutar por mais investimentos, principalmente nesta época em que a cidade e o Brasil estão passando por crise econômica”,  declarou.

A etapa intermunicipal contará com os seguintes representantes: Mari Leila Boaceff Vargas Monteiro, Juliana Araújo dos Santos, Leila Vieira dos Santos, Francisca Maria Sorrentino, Nehemias Rodrigues da Silva, Arielson Ferreira Sorrentino,  Edna  Nascimento Teixeira, Valéria Cristina M. Barbosa, Elen de Souza Modinger, Wellington Dantas da Silva, Merianye Ribas de Souza, Elisa Youko Fukuda, Edson Francisco Aguiar, Daniel Marcelino dos Santos e Suzana Barbosa de Castro.

Etapa intermunicipal
Na etapa intermunicipal os delegados poderão contribuir com as reflexões e discussões do documento-referência, a partir dos seguintes eixos temáticos:

I. O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II. Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III. Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV. Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

V. Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI. Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII. Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e

VIII. Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

O professor Humberto acrescentou ser muito importante a participação dos profissionais da educação e de todos os setores e segmentos do município. “Com a presença de todos, Poá poderá garantir sua representatividade na etapa Intermunicipal da CONAE/2018, colaborando assim com a gestão democrática da educação nacional”.

A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Por meio da CONAE, o FNE e o Ministério da Educação buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da educação pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui