Prefeitura de Itaquaquecetuba apresenta Plano Municipal de Redução de Riscos

0
116

A Secretaria Municipal de Habitação de Itaquaquecetuba apresentou em audiência pública realizada na Câmara Municipal o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que vai nortear os trabalhos da administração em relação as áreas e famílias que moram em locais atingidos por enchentes, alagamentos e outros fenômenos.

O evento contou com a participação dos secretários Roberto Kimura e Ronaldo Nava, de Habitação e Esporte, respectivamente, dos vereadores David Neto, Adriana Aparecida Felix, a Adriana do Hospital, Arnô Ribeiro, o Arnô Cabeleireiro, Rolgaciano Fernandes, Celso Reis, Edson Rodrigues e Nadir Godói, além de representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Municipal de Segurança, secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social.

Durante a fase de elaboração do plano foram realizados levantamentos de dados, cadastramentos, investigações de campo, capturadas imagens de satélite, fotos aéreas e terrestres, além de estudos, pesquisas, treinamento e capacitação de agentes municipais para o combate as adversidades que possam acontecer nas áreas de risco.

Ao todo 55 bairros divididos em 31 setores passaram por uma avaliação minuciosa, apontando os tipos de processos que podem ocorrer nesses locais, como inundações, solapamentos e escorregamentos de terra.

A probabilidade de ocorrência dos fenômenos de instabilidades foi estimada a partir da identificação e análise de feições e características do terreno, indicadoras de maior ou menor grau, classificados em riscos baixo, médio, alto ou muito alto.

Segundo o secretário de Habitação, Roberto Kimura, o relatório aponta as medidas estruturais e não estruturais que podem ser aplicadas nas áreas de risco.

“Com este relatório temos um norte de como trabalhar e que tipo de recursos vamos precisar, em cima disso, vamos buscar verbas junto aos governos Federal e Estadual”, disse Kimura.

O relatório apresenta também quais ações devem ser tomadas em cada situação de risco, dessa forma a administração pode se planejar e preparar com antecedência ações logísticas para o atendimento das emergências.

O PMRR fornece sugestões para organização e mobilidade das comunidades expostas a riscos como a proposição de criação de uma rede integrada de NUDECs (Núcleos da Defesa Civil) e de estratégias para o desenvolvimento de medidas socioeducativas nos bairros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui