Secretaria de Educação de Itaquá promove a II Semana da Consciência Negra

A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), está realizando a “II Semana da Consciência Negra”, com o objetivo de estimular reflexões em torno da importância da cultura da etnia africana na...

43 0

A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), está realizando a “II Semana da Consciência Negra”, com o objetivo de estimular reflexões em torno da importância da cultura da etnia africana na formação da cultura nacional em todas as Unidades Escolares e comunidade e, sobretudo, o combate à intolerância e ao racismo.

Para a efetivação desta programação, num primeiro momento os coordenadores pedagógicos juntamente com os professores de cada unidade escolar realizaram várias ações metodológicas por meio de vídeos temáticos, debates em sala de aula e produções artísticas, visando estimular os alunos e comunidade escolar em torno de reflexões de conscientização alusivas à data. Em seguida, algumas escolas em parceria com a Semecti efetivaram um cronograma de eventos para serem realizados na semana de 21 a 24 de novembro de 2017.

Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, este movimento que pelo segundo ano acontece em toda a rede municipal se faz necessário tanto pelo cumprimento da Lei nº 10.639/2003, “como para sensibilizar os alunos e estimular debates em torno de temas como a intolerância e a diversidade étnica e cultural, com intuito de enfraquecer ações que ocorrem nas escolas como bullying e a discriminação de toda a forma que se não combatida no universo escolar muito provavelmente se estende à sociedade,” define a secretária.

Na terça-feira (21), a EMEB Dr. Charles Henry Tyler Townsend foi palco da Dança Circular, atividade organizada pela professora formadora Sandra Ventola, do departamento de Coordenadoria Pedagógica. Já o período noturno no auditório da Semecti, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante toda a semana participam da Palestra: “Discriminação, Intolerância e Preconceito” com o sociólogo Delton Nascimento, presidente do Compir (Conselho de Promoção da Igualdade Racial) de Itaquaquecetuba.


Participe da conversa