Secretaria do Meio Ambiente de Suzano-SP recolhe mais de 2 mil pneus para reciclagem

72 0

Iniciativa estabeleceu local para coleta junto a proprietários de borracharias que não contam com logística de descarte própria; projeto é uma parceria entre Prefeitura e Associação Nacional da Indústria Pneumática e dá destinação a material que não possui tempo de decomposição na natureza

A Prefeitura de Suzano-SP, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início na manhã desta quinta-feira (6 de abril) à segunda edição da operação de coleta e de destinação de pneus inutilizados. Na oportunidade, foram recolhidos mais de 2 mil pneus, que serão destinados à reciclagem.

A primeira fase da ação aconteceu pela manhã, na avenida Governador Mario Covas, popularmente conhecida como Marginal do Una, nas proximidades da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já no período da tarde, o caminhão alocado pela municipalidade para a operação esteve no cruzamento das avenidas Presidente Kenedy e Katsutoshi Naito, no Sesc, na região norte de Suzano.

A iniciativa está sendo colocado em prática na cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), por meio do projeto “ReciclAnip”.

No caminhão de grande porte foram depositados, em ambos endereços, pneus inservíveis, pertencentes a borracharias, bicicletarias e centros automotivos da região sul de Suzano que não dispõem de sistema próprio de descarte.

O material obtido (cerca de 2 mil unidades), que poderia ter destinação irregular e ilegal, como terrenos públicos, incineração ou descarte em áreas de preservação ambiental, será encaminhado para uma área de beneficiamento, na cidade de Bragança Paulista-SP, onde passará por processo de reaproveitamento.

Segundo José Vieira, de 50 anos, proprietário de uma borracharia que funciona em Suzano, estabelecimentos do gênero chegam a acumular, por mês, meia tonelada de pneus inservíveis, em média. Desta forma, ele elogiou a operação deflagrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

“Até então, eu contava com um programa para descarte, mas tinha de levar os materiais usados até Taubaté-SP, no Vale do Paraíba. Se temos a coleta aqui na nossa cidade (Suzano), diminui nossos custos com transporte”, observou.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Toshiharo Watanabe, a destinação adequada de pneus é fundamental, já que trata-se de material manufaturado que não tem tempo determinado para decompor-se, naturalmente:

“Enquanto uma lata de alumínio leva de 200 a 500 anos para se decompor, e uma garrafa plástica leva 400 anos, um pneu vulcanizado continua existindo”, ilustrou o gestor.

In this article

Join the Conversation