Suzano-SP recebe em agosto “Carreta da Mamografia” no Largo da Feira

0
35
O Governador de São Paulo, durante lançamento da campanha Outubro Rosa. Local:São Paulo. Data: 04/10/2016 Foto: Ciete Silvério/A2IMG

Veículo vai oferecer mamografias grátis para mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de pedido médico; pacientes fora desta faixa etária também poderão se submeter aos procedimentos, desde que tenham em mãos recomendação emitida pela rede pública ou pelo sistema privado

Suzano-SP recebe no dia 7 de agosto (segunda –feira), no Largo da Feira (esquina das ruas Konoe Endo e Benjamin Constant – centro), a carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde. O veículo oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico a mulheres entre 50 e 69 anos. A previsão é que o utilitário fique no município por um período de 30 dias.

A iniciativa tem como objetivo incentivar as mulheres de todo o Estado a se submeterem a exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como ampliar o acesso do exame ao público feminino.

A vinda da carreta-móvel para a cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi foi solicitada no início deste ano pela Secretaria Municipal de Saúde e faz parte das ações de urgência da pasta no que tange minimizar a demanda reprimida de exames dessa complexidade.

Além de mulheres acima dos 50 anos, pacientes fora dessa faixa etária também poderão se submeter aos exames em Suzano, desde que tenham em mãos pedido médico – emitido pela rede pública ou pelo sistema privado, conforme reforça o titular da pasta de Saúde de Suzano, o médico Luis Claudio Rocha Guillaumon:

“A vinda da carreta-móvel para nossa cidade será mais um ganho para a população. Quando assumimos esta gestão, em janeiro, identificamos uma enorme fila de espera para a mamografia. Por meio do programa ‘Mulheres de Peito’, tenho certeza que, durante 30 dias (tempo em que o serviço será oferecido em Suzano), vamos garantir o maior número de exames possíveis – e o melhor, de graça”, prevê o gestor.

O veículo chega em Suzano em 7 de agosto e vai funcionar no Largo da Feira, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas – exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), braço da Secretaria de Estado da Saúde que emite laudos à distância. O resultado deve sair em até 48 horas, a contar da data do procedimento.

As unidades móveis de mamografia do Governo do Estado de São Paulo contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em Radiologia, profissionais de Enfermagem, funcionários administrativos e um médico especializado em Ultrassonografia.

Os veículos itinerantes têm 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada carreta é equipada com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui