Suzano tem projeto de saúde mental premiado em congresso paulista

0
44

Iniciativa trata da capacitação de servidores para garantir eficiência e cuidado no atendimento de saúde mental na atenção básica

Uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Suzano voltada ao atendimento em saúde mental recebeu uma premiação em nível estadual. O Projeto Mosaico foi um dos 20 escolhidos durante o 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado na cidade de Rio Claro, entre os dias 18 e 20 de abril.

Ao todo, 621 trabalhos concorreram, levando por base elementos como fundamentação teórica, aplicação, resultados práticos e benefícios à comunidade onde estão inseridos. O evento foi promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosem/SP) e teve como tema “30 anos de SUS: Sustentabilidade para Garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual”. Agora, as iniciativas escolhidas serão apresentadas na etapa nacional do congresso, de 25 a 27 de julho, em Belém (PA).

O Projeto Mosaico teve início em Suzano no ano passado. Os objetivos eram analisar a prática do apoio matricial em saúde mental na atenção básica, construir um plano de ação de educação permanente e organizar estratégias para o cuidado integral. O trabalho foi conduzido em duas oficinas regionais e cinco municipais, com a participação de 94 trabalhadores da saúde. Depois de encerrada a primeira fase, foram definidas as metas de consolidação e qualificação para o apoio matricial, que é o auxílio técnico voltado à gestão em saúde.

“O projeto promoveu o encontro entre atores diversos e as oficinas constituíram um importante espaço de escuta. Muitas dificuldades puderam ser reconhecidas, assim como potencialidades. Podemos nos perceber mais apropriados do diagnóstico acerca do apoio matricial em saúde mental na atenção básica”, explicou a coordenadora de saúde mental na rede municipal, Dulce Ramos.

Na prática, servidores foram capacitados e preparados para receberem e darem o direcionamento correto às pessoas que procurarem equipamentos públicos e necessitarem de atendimento nas quatro unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Suzano. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4745-2094.

Segundo a pasta, o Projeto Mosaico permite que seja realizada uma ação mais eficiente para os pacientes. “Ter este trabalho reconhecido em um evento envolvendo iniciativas de todo o Estado mostra que estamos no caminho certo, trabalhando pelo bem-estar da nossa população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Guillaumon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui