Suzano terá 27 locais de vacinação contra a gripe no Dia D deste sábado

0
31

Além dos postos de saúde, haverá imunização em lugares de grande circulação de pessoas, como a Praça João Pessoa, a estação de trem e a feira livre do centro

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terá um Dia D para o público-alvo neste sábado (12/05). Em Suzano, administração municipal definiu 27 locais para imunização. Além das 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) da cidade, também haverá postos volantes na Praça João Pessoa, na Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na feira livre do centro, em uma casa lotérica e em um hipermercado.

A vacinação é destinada apenas a quem é mais vulnerável ao vírus Influenza, causador da gripe, inclusive à sua variação mais perigosa, o H1N1. Poderão receber a dose crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias; população com mais de 60 anos; grávidas; puérperas (mulheres com até 45 dias após terem dado à luz); portadores de doenças crônicas; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; indígenas; e detentos. A meta de cobertura vacinal é de 90% do público-alvo, que na cidade é estimado em mais de 55 mil pessoas. Até esta quinta-feira (10/05), Suzano havia atingido o índice de 21%.

“O Dia D é muito importante porque amplia o horário de oferta da dose para a população que precisa ser vacinada e facilita o acesso a essas pessoas. Infelizmente, a procura ainda está muito baixa, após mais de duas semanas de campanha. A nossa expectativa é que o número de pessoas vacinadas aumente a partir disso”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde de Suzano, Cristina Perin. A campanha teve início em 23 de abril e prosseguirá até 1º de junho.

Para se imunizar é preciso apresentar um documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação. Todas as UBSs e USFs funcionarão neste sábado das 8 às 17 horas. Já os postos volantes atenderão em períodos diferenciados: das 8 horas às 11h30 em uma casa lotérica (rua General Francisco Glicério, 1.233, no centro) e na feira livre da área central (rua Benjamin Constant, 1.930, no centro); das 8h30 às 16h30 na estação de trem (rua Dr. Prudente de Moraes, 473, no centro); e das 13 horas às 16h30 na Praça João Pessoa e em um hipermercado (avenida Armando de Salles Oliveira, 1.200, Conjunto Residencial Iraí).

O secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Guillaumon, afirmou que a realização do Dia D ajuda bastante a divulgar a campanha e a promover a vacinação do maior número possível de pessoas do público-alvo. “Muita gente espera justamente essa data para procurar a imunização. O ideal é que as pessoas se atentem ao período em que podem ir até os postos, mas, por outro lado, o Dia D será bom para elevar a nossa cobertura vacinal e conseguir atingir a meta de 90%”, explicou o chefe da pasta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui