Vacina contra gripe estará disponível no sábado

0
9
População poderá se vacinar em todos os postos de saúde da cidade durante o Dia D de mobilização contra a gripe
Neste sábado (12), as unidades de saúde de Poá estarão abertas para a vacinar a população-alvo contra a gripe. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar os postos mais próximos para receber a vacina gratuitamente. O Dia D de mobilização contra a influenza tem como objetivo melhorar os índices de imunização no município e atingir aproximadamente 20 mil pessoas. Até o momento 4.607 vacinas já foram aplicadas.
A Secretaria de Saúde informou que a vacina estará disponível nas 13 Unidades Básicas de Saúde do município as quais atenderão das 8h às 17 horas. O Cantinho da Melhor Idade também contará com a imunização.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, o grupo prioritário é composto por pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes puérperas até 45 dias após o parto, pessoas portadoras de doenças crônicas, condições especiais, indígenas,  profissionais da saúde e professores. “A equipe da Vigilância Epidemiológica está preparada para atender a todas as pessoas do chamado grupo prioritário e temos certeza que alcançaremos a nossa meta, que é o de imunizar o maior número de pessoas possível”, declarou.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui