O “Agita Mulherada” de Ferraz de Vasconcelos reuniu hoje, 18 de outubro, aproximadamente 200 mulheres no ginásio da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Primorosa Jorge do Nascimento”, na Vila Santo Antônio. O evento faz parte de uma série de ações em alusão ao “Outubro Rosa”, mês dedicado à saúde da mulheres e à prevenção dos cânceres de mama e colo de útero. As atividades neste sentido continuam amanhã, sábado, dia D da Campanha.

O Agita ofereceu às presentes a dança terapia, orientações sobre o autoexame e violência doméstica, bem como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Além disso, a iniciativa, que ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em relação ao espaço, contou com a distribuição de preservativos e demais orientações.

Amanhã, sábado, todos os postos de saúde da cidade estarão ofertando a coleta de papanicolau, com demanda livre, e ainda a consulta ginecológica com os profissionais da rede. Estes atendimentos com os médicos já foram agendados de forma antecipada.

Vale destacar que várias ações estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESFs) em prol das mulheres. As interessadas em fazer parte devem procurar seus postos de referências para conferir dias, horários e serviços disponíveis em cada um.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Kelly D’avila Hungria Cordeiro, destaca a importância de se mudar a visão das ferrazenses. “Quando eu conscientizo uma mulher, conscientizo uma família, o que passa de membro para membro e o resultado no aumento com o cuidado de si mesmas. Temos percebido que a procura nos nossos postos tem aumentado e nossos eventos nesta Campanha têm sido muito positivos. Esperamos que a população continue nos procurando e fazendo da saúde da mulher também uma prioridade”, destacou.

Ainda segundo a secretária Kelly, os serviços direcionados à mulher na cidade não se resumem apenas em outubro, mas durante todo o ano. “O ‘Outubro Rosa’ vem como forma de comemorarmos um trabalho que é desenvolvido durante o ano inteiro dentro de cada unidade e serviço de saúde, mas eles não param neste mês”, concluiu.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui