Aplicativo 153: Por mais segurança nas escolas, diretores terão acesso ao “Botão do Pânico”

0
23

Para aumentar a segurança nas escolas e creches municipais, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, está liberando acesso ao “Botão do Pânico” do aplicativo 153 Cidadão para todos os diretores, coordenadores e demais responsáveis. Os detalhamento desta iniciativa ocorreu em reunião na sede da corporação, com a presença do prefeito José Luiz Monteiro e do secretário Carlos Roberto Vissechi.

     Arujá é a única cidade do Alto Tietê que possui o aplicativo. Ele foi lançado em dezembro de 2018, já recebeu 796 chamadas de ocorrências e é utilizado por mais de  380 pessoas.

      Com apenas três cliques será emitido um alerta que vai direto na central da Guarda e, imediatamente, a viatura mais próxima será descolada para o local. Vai aumentar muito a rapidez no atendimento de qualquer ocorrência. E isso valerá para a Educação, em breve para a Saúde e gradativamente para todos os prédios públicos”, explicou o secretário Vissechi.

     Para ter acesso ao botão, os diretores terão de baixar o aplicativo e fazer um cadastro que será, então, aprovado pela Guarda, habilitando o aparelho a utilizar o “Botão do Pânico”. É o mesmo procedimento para as mulheres com medida protetiva que podem acionar o dispositivo Maria da Penha.

       “Acho esta iniciativa muito positiva. As pessoas poderão trabalhar com mais tranquilidade e sabendo que, no caso de qualquer problema ou suspeita, rapidamente uma viatura nossa estará naquela escola ou creche. A segurança é uma preocupação para a população e tem de ser prioridade para nós”, disse o prefeito.

         Download

         Qualquer cidadão pode baixar o aplicativo. Basta acessar a loja virtual de seu smartphone ou tablet, instalá-lo, cadastrar o número de telefone e solicitar o código de validação. Após recebê-lo, é necessário aceitar os termos de política de uso e privacidade, inserir nome, CPF, RG, profissão e e-mail.

         Além da possibilidade de comunicar ocorrências, o aplicativo tem as funções de “Telefones Úteis” (Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Prefeitura e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu), “Notícias” e “Fale Conosco” (para formalização de elogio, sugestão, reclamação e informações junto à GCM).

         Os botões “Pânico” e “Maria da Penha” são de uso restrito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui