JORNAL DE ARUJÁ

 

As faltas a consultas médicas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Rodrigo Barreto caíram 42% entre setembro e dezembro. O dado, apresentado em audiência pública de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2019, na Câmara, resulta da implantação, pela Secretaria de Saúde, do projeto piloto de combate ao absenteísmo.

        Em fase de expansão para as UBSs Mirante, Jardim Emília e Jardim Real, a iniciativa consiste no envio de aviso sobre a data e o horário do atendimento médico ao telefone cadastrado do paciente junto à Secretaria de Saúde, por meio de aplicativo de mensagem. A ação ocorre com 48 horas de antecedência.

        Conforme os números apresentados, as faltas caíram de 790, no início de dezembro, para 456, em dezembro. No período, a Saúde enviou 4,4 mil mensagens para alertar os pacientes e obteve retorno em 89% dos casos. Ao todo, foram agendadas 5.980 consultas nos três últimos meses de 2019.

        O projeto foi criado após a Pasta anunciar mais de 8,3 mil faltas a consultas nos meses de agosto, julho e junho de 2019.

        Participaram da audiência os secretários adjuntos de Saúde, Patrícia Elias do Prado e Martino Piatto, a diretora de Departamento da Secretaria de Saúde, Mirian Miletti, os vereadores Ana Poli, Julio do Kaikan e Rogério da Padaria, além de membros do Conselho Municipal de Saúde.

Atendimento

       No quadrimestre, de acordo com as informações da prestação de contas, as sete UBSs de Arujá fizeram 29.654 atendimentos de clínica geral, pediatria, ginecologia, incluindo o programa Mais Médicos.

         Ocorreram ainda 46.166 consultas no PA Central e 24.784 no PA Barreto, além de 276 partos na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa.

Transparência

         A audiência pública de prestação de contas ao Legislativo é uma ferramenta de transparência dos atos quadrimestrais da administração municipal na área da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui