SÃO PAULO | A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sedia nesta segunda-feira (29 de abril), às 14 horas, a audiência de encerramento da campanha Abril Marrom 2019, que trata da prevenção e combate aos diferentes tipos de cegueira. A edição deste ano conta com o apoio e atuação do deputado estadual André do Prado. O evento na sede do Legislativo paulista é uma parceria com o Instituto Suel Abujamra. Diferentes especialistas da área oftalmológica darão palestras e vão falar sobre os avanços e desafios da saúde dos olhos no Estado.

O tema central deste ano é o glaucoma, uma doença causada, entre outras coisas, pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, se não for tratada, pode levar à cegueira, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Esta é a causa, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da falta de visão em mais de 2,5 milhões de pessoas no Brasil até o ano passado.

“A conscientização é fundamental para que as pessoas saibam sobre os riscos e os cuidados que precisam ter com a saúde dos olhos. Entre 60% e 70% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se as pessoas se atentassem aos sinais e buscassem a ajuda de especialistas”, comentou o parlamentar. André do Prado se colocou à disposição para batalhar pelo ingresso da campanha no calendário oficial do Estado e para que a iniciativa se estenda aos municípios paulistas que ainda não reconhecem a medida.

O objetivo da campanha Abril Marrom é justamente estimular a busca pelo conhecimento para que a conscientização faça com que as pessoas passem a se cuidar mais. A inspiração para o marrom vem do fato de a maior parte da população brasileira ter os olhos castanhos.

Além das palestras com especialistas da oftalmologia, o público vai saber como é feito um teste de acuidade visual (avaliação para detectar problemas na visão, em especial com forma e contorno dos objetos), projeto em parceria do Instituto Suel Abujamra e a empresa Adam Robô.

A programação do Abril Marrom teve início no último dia 2, em encontro realizado na Câmara Municipal de São Paulo. São apoiadores da campanha o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Glaucoma e Fundação Dorina Nowill.

|Serviço

Evento: Audiência de encerramento do Abril Marrom 2019

Local: Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera, São Paulo)

Horário: 14 horas

Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui