Estudos apontam que cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil, anualmente. Desses casos, 200 mil são atendidos em serviços de emergência e cerca de 100 mil demandam internação e cuidados hospitalares. As maiores vítimas, de acordo com dados do Ministério da Saúde, são crianças com idade entre 0 e 10 anos, e pessoas de baixa renda.
A criação de um banco de dados epidemiológicos, a implantação de políticas de prevenção de queimaduras na atenção básica de saúde e de programas de reabilitação e reinserção biopsicossocial, a ampliação do acesso a tratamentos especializados, a capacitação de profissionais e a construção da Linha de Cuidado das Queimaduras na Rede Integrada de Assistência no SUS, serão os principais temas tratados pela “Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado”, que será lançada nesta terça-feira, 3/12, na Câmara dos Deputados.
“Estamos falando de uma causa importante e que precisa de soluções urgentes. Temos regiões inteiras no Brasil que não contam com leitos para pessoas que sofrem esse tipo de lesão. Milhares de pacientes perdem suas vidas ou ficam com sequelas sérias por falta de cuidados básicos”, explica o deputado federal Roberto de Lucena (PODE/SP), que reuniu 207 assinaturas para criação da Frente.
Lucena lembra, ainda, que o grupo parlamentar vai atuar em defesa da incorporação de novas tecnologias para substituição de pele no SUS e na busca por investimentos em Bancos de Tecidos.
Além dos parlamentares integrantes da frente, o evento de lançamento contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Enfermagem, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, da Liga de Queimaduras de São Paulo e da Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimaduras (ANAVIQ).

Serviço
Evento: Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado
Data: 03 de dezembro de 2019 (terça-feira)
Hora: 17h
Local: Salão Nobre – Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui