Início Ferraz Campanha “Fique Sabendo” intensifica diagnósticos de HIV e sífilis em Ferraz

Campanha “Fique Sabendo” intensifica diagnósticos de HIV e sífilis em Ferraz

0
9

Entre os dias 2 e 7 de dezembro, Ferraz de Vasconcelos estará promovendo a campanha estadual “Fique Sabendo”, que tem por objetivo a intensificação de testes rápidos para a identificação de HIV e sífilis. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, bem como o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), atenderão demanda livre neste sentido, além de uma ação que será realizada no dia 7 de dezembro na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos, no Centro, das 9 às 14 horas.

De acordo com a Saúde municipal, são esperadas a realização de mais de 500 testes rápidos. Para fazer o exame, é necessário que o munícipe esteja munido de RG. O resultado sai em 15 minutos. Nos locais onde a Campanha estará sendo promovida, também ocorrerá a distribuição de preservativos, panfletos e orientação sobre a importância do uso de preservativos em qualquer relação sexual.

Eventuais casos positivos receberão o encaminhamento necessário. Vale destacar que em Ferraz, o tratamento de HIV é oferecido pela rede municipal e também no Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, e o paciente pode escolher em que lugar deseja fazer o acompanhamento.

De acordo com a titular da Saúde ferrazense, Kelly D’avila Hungria Cordeiro, a pasta espera que a população possa aderir aos testes, visto números relacionados à doença. “Mais de 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, conforme site do Ministério da Saúde, e pelo menos 8,1 milhões no mundo vivem com a doença e não sabem. Por isso, é de suma importância estar atento e fazer o exame, até mesmo porque o resultado sai na hora e a cidade oferece o tratamento adequado. Não deixe de participar do ‘Fique Sabendo’ deste ano”, alerta Kelly.

Dia D contra o sarampo

Vigilância Epidemiológica de Ferraz verificou a carteirinha de vacinação de 437 pessoas e imunizou 301 ferrazenses no Dia D contra o sarampo, que ocorreu no último sábado, 30 de novembro em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, bem como em três postos volantes instalados pelo município. A última fase campanha contra a doença visou imunizar as pessoas que tivessem entre 20 e 29 anos, mas a vacina continua disponível nos postos de saúde. A meta municipal é a imunização de 32 mil jovens nesta faixa etária. A cidade contabiliza 32 casos confirmados de sarampo desde o começo do ano.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui

Pular para a barra de ferramentas