O alto índice de diagnósticos do câncer de próstata no Brasil levou os vereadores Luiz Fernando Almeida e Paulinho Maiolino a promoverem uma palestra na Câmara Municipal, de Arujá, a fim de esclarecer o publico masculino sobre a importância da prevenção, já que 80% dos casos diagnosticados no início são passíveis de cura.

Eles convidaram para falar sobre o assunto o médico urologista Dr. Josinélio Oliveira Bernardes, que atua na maternal Baby Care e também no centro urológico do Hospital Luzia Pinho Melo, e a psicóloga Sandra Venturelli, que é supervisora clínica do centro de Apoio à pessoa com Câncer.

                Durante a palestra o especialista afirmou que esse número crescente de diagnósticos do câncer de próstata tem sido possível justamente pelos esforços de conscientização realizados com ajuda da mídia. “Antes, as pessoas desenvolviam esse tipo de câncer e iam a óbito sem saber o que tinham. Hoje é possível diagnosticar no início, quando o paciente se dispõe a fazer o exame de próstata, e isso pode garantir a cura em 80% dos casos”, disse.

                Ele destacou que esse é o tipo de enfermidade que está ligada à idade. “Quando mais idoso o homem se torna maior a possibilidade de desenvolver esse tipo de câncer. Por isso a importância de se realizar o exame”, comentou.

                A psicóloga Sandra Venturelli falou sobre como adquirir bons hábitos para uma vida mais saudável e sobre como lidar com o diagnóstico e o tratamento, desmistificando tabus e assegurando, através da prevenção, a chance de cura.

                Os vereadores Luiz Fernando e Paulinho Maiolino também enfatizaram a importância da prevenção e a busca por uma vida mais saudável, o que inclui boa alimentação, atividade física. Eles agradeceram a colaboração e boa vontade dos palestrantes que não mediram esforços para mostrar que, apesar dos índices crescentes, o câncer de próstata tem cura.

Exame na rede municipal

                De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o exame de toque pode ser realizado com um clínico geral nas UBSs. Se o médico solicitar um exame de sangue para obter mais informações, o paciente deve pegar uma guia da unidade e na própria UBS será agendado o exame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui