Curso de Odontologia da Brazcubas Educação realiza, hoje (03/05), ação preventiva contra o câncer de boca

0
144

Iniciativa promovida em parceria com a (CPTM) tem como objetivo orientar população e encaminhar casos suspeitos para atendimento

Hoje, (03 de maio), entre 8h e 11h, o curso de Odontologia da Brazcubas Educação realiza a segunda fase da ação “Busca Ativa Brazcubas Educação e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contra o Câncer de Boca”. Alunos e professores estarão a postos na estação Mogi das Cruzes, na Praça Sacadura Cabral, região central, para oferecer atendimento gratuito à população.

Em sua primeira fase, realizada em 29 de abril, a iniciativa realizada nas estações Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos orientou e examinou cerca de 200 pessoas e encaminhou 60 casos para exames na Clínica de Odontologia da Brazcubas.

Já para a ação desta sexta-feira, que será realizada apenas em Mogi das Cruzes, são esperadas 100 pessoas. “Como o próprio nome diz, faremos uma busca ativa de lesões suspeitas na boca, gengivas e língua para investigar possíveis sinais de câncer. Também ofereceremos orientação sobre formas de prevenção e tratamento”, explica Bianca Freo, coordenadora do curso.

Ela também conta que a Busca Ativa também traz benefícios ao odontologista em formação, pois permite a prática profissional diferente da realizada nas dependências da faculdade: “trata-se de uma experiência extramuros, que fará uma grande diferença na sua formação profissional humanista”, analisa a coordenadora.

Câncer de boca

Dor em volta do dente, mau hálito, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, lesões que se espalham pela língua e parte interna das bochechas e que não dão sinais de cicatrização podem ser sintomas de câncer de boca, patologia que atinge, em sua maioria, dependentes de álcool e tabaco.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente em 2019, cerca de 12 mil pessoas serão acometidas pelo câncer de boca.

“Diferente do que observamos em relação ao câncer de colo de útero e próstata, por exemplo, os sintomas do câncer bucal ainda são pouco divulgados e conhecidos por boa parte da população, que não procura um profissional da saúde quando nota uma lesão persistente nessa região do corpo, uma vez que a dor normalmente é inexistente”, esclarece a coordenadora do curso de Odontologia.

Serviço “Busca Ativa Brazcubas Educação e CPTM contra o Câncer de Boca”

Data: 03/05 (sexta-feira)

Horário: 8h às 11h

Local: Estação Mogi das Cruzes da CPTM, Praça Sacadura Cabral, região central, Mogi das Cruzes

Informações: (11) 4791-8278

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui