As crianças e adolescentes que participam das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morro Branco puderam aprender sobre áreas de riscos, animais peçonhentos, combate ao fogo e quais medidas para prevenir acidentes, durante a visita ao Parque Ecológico “Mário Canto”, por meio do projeto Defesa Civil Mirim. Além da palestra teórica, o grupo também teve a oportunidade de colocar em prática alguns ensinamentos. Este é um projeto permanente que atende a crianças da rede municipal e dos Cras do município.

A palestra foi ministrada pelo agente da Defesa Civil Lucas Augusto Mendes de Lima que apresentou os diversos tipos de incidentes que podem acontecer em áreas de risco e o papel do órgão na fiscalização, prevenção e socorro nestes casos. Além disso, explicou sobre os tipos de animais que podem causar riscos à saúde do homem, como as cobras e escorpiões. O grupo aprendeu ainda a agir em caso de inundações, deslizamentos, afogamentos, entre outras situações de perigo.

O momento mais esperado pelas crianças e adolescentes foi o passeio de barco. Com todos devidamente protegidos por coletes salva-vidas, foram passear no lago localizado no interior do parque. Lá aprenderam ainda mais medidas de segurança.

O projeto Defesa Civil Mirim tem objetivo de informar e conscientizar os jovens sobre medidas de prevenção e como o cidadão deve se comportar em ambientes adversos para não colocar em risco tanto a sua vida quanto a das outras pessoas. “Eles já crescem com um conceito diferenciado sobre diversos assuntos, principalmente, de áreas de risco tendo em vista que a nossa cidade tem muitas áreas nesta situação.”

Lembrando que em caso de emergência o número da Defesa Civil é o 199.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui