Na última segunda-feira (1º) as EPGs Carmen Miranda e Herbert de Souza, unidades escolares da Prefeitura de Guarulhos localizadas no Jardim Guaracy, promoveram um dia cheio de interação entre os alunos dos 4º e 5º anos, estimulando o letramento desde a primeira infância.

A partir das vivências diárias com a família, com a escola e com a sociedade, as crianças participaram de práticas de maneira intensa em diversas situações, como o contato com materiais escritos em lugares diversos e de variadas formas, dentre as quais a contação de histórias, uma das formas mais prazerosas de se trabalhar com o letramento.

Na educação infantil, o foco do letramento é estimular a participação ativa no processo educacional, contribuindo para a formação leitora da criança, além de auxiliá-la na alfabetização e na visão de mundo.

Além disso, os alunos da EPG Herbert de Souza trouxeram livros infantis e os leram para os alunos dos berçários I e II e maternais, com uma grande preocupação com as histórias que estavam sendo contadas, a postura e a entonação da voz.

Para Zenaide Evangelista Cobucci, diretora da EPG Carmen Miranda, a experiência foi muito gratificante para alunos e aequipe escolar, já que, além de integrar o trabalho com o letramento, houve a interação entre as escolas.

“Além dos conteúdos, essa perspectiva de trabalho aborda a formação do cidadão, do ser humano, do ato de se doar ao outro, e mostra aos nossos alunos como temos várias formas de realizar essa doação. Foi um dia de muito aprendizado para todos”, destacou a gestora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui