Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, datado oficialmente hoje, 3 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos capacitou, durante todo o dia, mais de 80 servidores da rede sobre anemia falciforme, Classificação de Internacional de Funcionalidade (CIF) e doença de Duchenne. A formação ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e teve como objetivo a atualização dos profissionais dos postos de saúde.

Para abrir os trabalhos, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Francinete Valverde, falou com pouco sobre a atuação do órgão e a importância deste na cidade. Em seguida, a fisioterapeuta municipal Mônica Mirandola falou sobre a anemia falciforme. Dando continuação ao curso, esteve o fisioterapeuta também da rede, José Rodrigues Lavoura Neto, que explicou sobre a CIF, e para finalizar os trabalhos, esteve a fisioterapeuta convidada, Tatiane Reghin, que ministrou sobre a doença de Duchenne.

De acordo com o Centro Municipal de Fisioterapia ”Felício Armínio Brunetto”, departamento idealizador da capacitação, a atividade teve foco não só na reabilitação de pacientes que tenham estas doenças, mas também no primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESFs). 

Segundo a coordenadora da Centro de Fisioterapia, Maira Camila Maia de Souza, a atualização destes profissionais é sempre necessária. “Estas capacitações da rede são muito bem-vindas, visto que é preciso adquirir mais conhecimento sempre que possível para  atender ainda melhor os nossos pacientes. No curso de hoje, por exemplo, os servidores puderam ter uma outra visão de cada doença abordada, desenvolvendo um olhar cada vez mais sensível e humanizado”, afirmou Maira.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui