O renomado maestro João Carlos Martins é patrono e regente do espetáculo de estreia da nova orquestra de Guarulhos, a Gru Sinfônica. O concerto gratuito, que é o ponto alto das comemorações dos 459 anos da cidade de Guarulhos, acontece no próximo domingo (8), às 20h, no Bosque Maia.

Além de ir na contramão de inúmeros fechamentos de orquestras e grupos sinfônicos, que impactou muitos municípios nos últimos anos, com a criação da Gru Sinfônica, uma orquestra profissional, Guarulhos endossa uma política de valorização da educação e da cultura por meio de investimentos no potencial transformador da música.

Em uma iniciativa que desafia a atual conjuntura econômica e financeira vivenciada pelos municípios, Estados e pela própria União, que têm cortado investimentos em diversas áreas, em especial na cultura, a Prefeitura de Guarulhos está investindo R$ 1,7 milhão, o que significa dotar a cidade de uma orquestra do porte que poucas têm condições de patrocinar.

A Gru Sinfônica é uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura que integra o projeto Música nas Escolas, que no próximo ano vai atuar nas unidades escolares da rede municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música.

O concerto

Para presentar a cidade de Guarulhos e os guarulhenses, os 50 músicos da Gru Sinfônica dividem o palco com a Orquestra Jovem Municipal num espetáculo grandioso, que soma a participação de mais de 120 instrumentistas, um concerto que promete ser inesquecível.

O repertório escolhido para abrilhantar o aniversário da cidade conta com a execução das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos, Danzón nº 2, de Arturo Marquez, e também do intermezzo da Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, a 5ª Sinfonia de Beethoven, o último movimento da Suíte para Jazz, de Dmitri Shostakovich, Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, e a canção popular italiana Bella Ciao.

 

Texto: Carla Maio e Paulo César Marques – (11) 2475-7342

Fotos: Divulgação/PMG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui