Para intensificar as ações de prevenção e monitoramento, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou sua equipe de combate à dengue. O Departamento de Controle de Vetores agora conta com 31 agentes que realizam vistorias e coletas pelos bairros de Arujá em busca de possíveis focos do Aedes aegypti. As atividades são realizadas diariamente.

       Nesta sexta-feira (06/12), o prefeito José Luiz Monteiro esteve reunido com os profissionais. “O papel desempenhado por cada um dessa equipe é importantíssimo para que possamos evitar a proliferação da dengue, zica e chikungunya em nossa cidade. O trabalho de campo exige muito, por isso em nome da população agradeço pelo empenho e peço que nos ajudem nessa batalha diária em favor da saúde das pessoas”, pontuou.

        Além de efetuar a nebulização onde há incidência de casos, os agentes também fazem o trabalho de coleta de pneus em borracharias, terrenos e vias públicas, assim como as visitas porta a porta para checar se há criadouros nas residências e dar as orientações aos moradores. A equipe pode ser identificada pelo uniforme e, em situações de nebulização, pelo carro de som e  pelas máquinas que carrega.

         “A Prefeitura está intensificando as ações em diversos pontos, especialmente neste período de calor e chuvas. Por isso é necessário que o morador permita a entrada dos agentes e colabore com as ações seguindo uma rotina de cuidados. Só com a contribuição da população é que poderemos ter um combate efetivo das doenças”, pontua a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Mirian Miletti.

         Cuidados

       Impedir o acúmulo de água em garrafas e baldes, higienizar frequentemente os recipientes de animais de estimação, manter caixas d’água fechadas, substituir água nos pratos de planta por areia e manter nas piscinas a aplicação de produtos como o cloro são as principais recomendações.

         Disque-Dengue

         Denúncias de possíveis focos podem ser feitas pelo Disque-Dengue (0800 788 8882), canal de comunicação com a Secretaria de Saúde, exclusivo para moradores de Arujá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui