No dia 7 de novembro, 55 crianças e jovens do CRAS Morro Branco, com idades entre 6 a 17 anos, participaram das atividades desenvolvidas pelo Projeto Parque Escola, localizado nas dependências do Parque Ecológico Municipal “Mário do Canto”. O Parque Escola oferece várias atividades divertidas aos visitantes e são realizadas na forma de circuito, além de recreativas também possuem aspectos educacionais, culturais e esportivos.

A visita é monitorada e se inicia com dinâmicas de acolhimento às crianças e tem por objetivo integrar, desinibir, divertir, apresentar e promover o conhecimento.  No roteiro está incluso a visitação à Horta e ao Viveiro de plantas.

Na Escola Ambiental é apresentado o funcionamento de uma cisterna, composteira doméstica e de chão. Há uma exposição permanente de peças feitas com materiais reutilizáveis. Os participantes também assistem a uma palestra sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, reaproveitamento de materiais e como promover ações sustentáveis.

Na Escola de Trânsito, as crianças e os jovens aprendem a se comportar em situações vivenciadas no dia a dia, seja como passageiras nos veículos dos pais e responsáveis ou no transporte coletivo, quando caminham nas vias públicas ou andam de bicicleta e patinete, atividades comuns nessa faixa etária.

Uma das brincadeiras mais procuradas é Slackline, localizado no bosque do parque, é uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima.

          Ao final da visita, todos recebem um gostoso lanche.

Segundo a Orientadora Social, Milena Zaharansky Nava, “as crianças amaram o Projeto Parque Escola, pois as ações propostas pelos profissionais permitiram que se socializassem, conhecessem de forma mais ampla esse ponto importante do município e aprendessem de forma prática e empolgante as atividades que são desenvolvidas”.

O Secretário de Educação, Prof. Fabiano Oliveira Novais, ressaltou “o Parque Escola pertence aos munícipes de Itaquaquecetuba e é uma honra recebê-los em um espaço que proporciona ações educativas e de lazer”.

Fotos – Geralda da Luz Leal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui