Romaria marca início da 278ª Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso

0
35

Romeiros, artistas, músicos e devotos partiram na manhã deste sábado (24) da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Inocoop, em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso, marcando com muita alegria e animação o início da tradicional festa em louvor à padroeira. As comemorações e a intensa programação cultural do evento aconteceram até este domingo (25).

Evento idealizado pelo poeta e folclorista Bosco Maciel, a 18ª Romaria a Nossa Senhora de Bonsucesso reúne pessoas de diferentes regiões da cidade, como Maria Elisa Rosário, de 60 anos, que mora na Vila Fátima, e Ana Maria Cimêncio de Oliveira, 65, moradora do Jardim Bela Vista. Amigas de longa data, as devotas de Nossa Senhora acumulam histórias de superação e luta, entremeadas pela forte fé que as une e as motivam a uma participação cada vez mais intensa.

“Este é um momento de festa, de celebração, de espalhar amor e reunir pessoas com o mesmo ideal e a mesma fé”, explica Ana Maria. Para Maria Elisa, curiosidade e descoberta definem o momento. “A fé é emoção divina à flor da pele, ela se parece com um sentimento de amor, uma forma de ir sempre em busca da paz e da bondade que está em todos nós”, comemora a devota.

Ao longo de todo o percurso, cerca de três quilômetros do ponto de encontro até o santuário, os romeiros se encantaram com a marcação forte da Congada Santa Ifigênia e dançaram ao som de ritmos diversos, misturados às ladainhas e ao louvor. Em meio aos devotos, homens, mulheres e crianças demonstram alegria e contam histórias que chamam atenção por seu teor religioso e fortemente cultural.

Se por um lado há pessoas que saem em romaria há anos, por outro é cada vez mais comum ver jovens que participam do evento pela primeira vez, como as encantadoras Daphny Ginetta, 18, Joyce Alice, 15, e Jessica Daiane, 28, moradoras dos Pimentas.

“A Festa de Bonsucesso representa uma forma de resistência. Sua importância para o resgateda cultura popular é enorme, pois além de fomentar a valorização da região, ela também preserva esse legado histórico para as futuras gerações”, vibra Daphny enquanto mostra os instrumentos musicais que ela e as amigas trouxeram para tornar a romaria ainda mais ritmada.

Além da participação do servidor Luis Etnia, que representou a saga de Cristo rumo ao Calvário, e das equipes do Coletivo Cobra Coral, Folia de Reis Estrela Dalva, Folia de Reis Estrela Guia e Folia de Reis Mensageiros de Santos Reis, a romaria foi acompanhada pela equipe da Associação dos Cavaleiros de Guarulhos (ACG), responsável pelo transporte da imagem da santa até a igreja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui