Saúde Mental: Oficinas auxiliam no tratamento de 250 pessoas

0
175
Em sua nona mostra anual, as oficinas terapêuticas do Ambulatório de Saúde Mental auxiliam no tratamento de 250 pessoas em Arujá. Por meio da arte, os profissionais do serviço de Saúde desenvolvem atividades que visam à melhoria dos sintomas dos transtornos mentais.
Atualmente, o Ambulatório desenvolve oficinas de artes plásticas, crochê, pintura em tecido, meditação e relaxamento, lãs e linhas.
“Nas oficinas a equipe trabalha diversos pontos do tratamento, como a autoestima, a valorização pessoal e a socialização. O resultado a gente faz questão de disponibilizar para população conferir, por meio desta mostra”, afirma a psicóloga da unidade, Zenaide Alves.
A secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, destaca que a arte é incontestavelmente uma maneira do ser humano expressar sentimentos e pensamentos, o que a torna ainda mais importante. “Observando as obras e produtos, é perceptível que o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais e voluntários tem um papel relevante e exitoso na vida de cada pessoa que está passando pelo tratamento”, diz.
Carla Júlia Domingos, de 47 anos, é moradora do Jardim Real e, por exemplo, encontrou na pintura uma forma de equilíbrio. “Pintando no quadro ou no pano de prato eu esquecia um pouco tudo o que passei na vida, então faz uma diferença grande para mim”, afirmou.
Com diversas telas e desenhos expostos logo na entrada do Ambulatório, Willians Benicio conta que faz arte desde pequeno. Aos 32 anos e morando no Barreto, gosta de pintar imagens captadas por conta própria ou que vêm da própria mente.
“Esta aqui”, diz apontando para uma das obras, “é a reprodução de uma foto que tirei no caminho de um pesqueiro, indo para Itaquaquecetuba”. A tela apresenta um homem de costas, carregando uma enxada sobre um dos ombros e caminhando em uma estrada de terra, com uma casa grande ao lado esquerdo e uma leve vegetação com uma cerca, um imóvel um pouco mais à frente e árvores, ao fundo, pelo lado direito.
Serviço
A Mostra de Oficinas Terapêuticas é um evento anual que celebra a luta antimanicomial no Brasil. Fica aberta ao público até a próxima sexta-feira (17), das 8 às 16 horas.
O Ambulatório está localizado na Rua Prestes Mais, 76, na Vila Riman, e funciona de segunda a sexta, das 7 às 17 horas, e também conta com o Programa Antitabagismo. Outras informações podem ser obtidas no telefone 4655 1550.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui