A equipe gestora das escolas municipais da Rede de Ensino de Itaquaquecetuba participou hoje, 28, do primeiro dia de formação, intitulado ‘II Módulo da Escola de Gestores – Educação de Qualidade – compromisso com todos”. O evento  marcou o início das atividades do ano letivo de 2020 e  será realizado de 28 a 30 de janeiro. Além dos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, também estiveram presentes os supervisores e os técnicos do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti). Os encontros estão sendo realizados no Auditório da pasta, na Rua Jundiaí, 331 – Monte Belo.  

O Secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais, explanou sobre as ações a serem realizadas durante o ano letivo e destacou a Semecti como uma parceira das unidades escolares, ressaltou “não queremos as escolas distantes da Semecti, o diálogo é primordial no processo de gestão, por isso se faz necessário ter proximidade com as equipes gestoras e suas escolas”.

A diretora do Núcleo Pedagógico, Daniela Delgado, deu continuidade à apresentação, expôs em detalhes a agenda de ações. Comentou também sobre as mudanças efetuadas, destacando que o processo de formação dos coordenadores pedagógicos ocorrerá em polos e não será mais centralizado em um só espaço.  Ainda dentro do plano de ações, salientou o Festival Literário e o Natal Iluminado, dois eventos de magnitude que estão previstos para este ano. No que diz respeito à Escola de Gestores, pontuou: “Foi criada em 2019 com intuito de atender a necessidade de formação continuada da equipe gestora da Rede Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba e ainda neste ano teremos mais dois encontros, junho e novembro”. Continuou sua fala destacando: “Outro objetivo é oportunizar as discussões sobre a condução do cotidiano escolar. Sabemos que os desafios e conflitos que ocorrem nas escolas só podem ser resolvidos por meio de uma gestão democrática e eficaz, com a finalidade de garantir a aprendizagem dos alunos”, finalizou Daniela.

Dois palestrantes deram sequência às atividades, Elisabete da Silva Jacques Urizzi Garcia, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Português, apresentou ao público o material didático, em formato de apostila, que será utilizado pelos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental das escolas municipais. Material com as especificidades de Itaquaquecetuba e que o Prefeito Dr. Mamoru Nakashima, acompanhou a elaboração de perto.

No período da tarde, o trabalho foi conduzido pelo Professor Diego Moreira, doutorando em Educação pela PUC que abordou o tema “Legislação e Avaliação em redes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui